Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Programa de Iniciação à Docência da UFLA amplia número de bolsistas e seleciona novos participantes

Publicado: Segunda, 23 Fevereiro 2015 05:49 | Última Atualização: Segunda, 02 Julho 2012 06:20
Cibele Aguiar
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Lavras (Pibid/UFLA) teve seu projeto de expansão aprovado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a inclusão do curso de Filosofia ao Programa e também a ampliação do número de bolsas e escolas públicas de Educação Básica participantes. Para o segundo semestre, o processo de seleção está aberto com oportunidades para estudantes e professores. (Veja Edital no final do texto)  A partir do próximo semestre, todos os sete cursos de Licenciatura da UFLA participam do programa: Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Educação Física, Letras, e Filosofia. Somando-se todas as categorias, a UFLA passa de 137 para 196 o número de bolsas do Programa, o que inclui 51 novas oportunidades para os estudantes e sete novas bolsas para professores da Educação Básica. Na avaliação da coordenadora institucional do Programa na UFLA, professora Jacqueline Magalhães Alves (DED/UFLA) e do coordenador pedagógico, professor José Antônio Araújo Andrade (DEX/UFLA), a ampliação do Pibid na Universidade representa estender as experiências positivas a mais estudantes e professores, que passam a vivenciar de forma especial a articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão. A UFLA participa do Pibid desde o seu lançamento em 2007, com atividades efetivas a partir de 2009. A cada ano, o Programa está mais estruturado e os resultados já podem ser sentidos na formação dos estudantes licenciados, no envolvimento dos professores da Instituição e na atualização dos professores das escolas parceiras, refletindo de forma positiva em todos os segmentos envolvidos no Programa.   Um dos pontos destacados pelos coordenadores está justamente na integração com a comunidade e na socialização de experiências pedagógicas e científicas, o que permite a formação de um profissional mais preocupado e atuante diante dos desafios atuais do processo de ensino-aprendizagem.   De acordo com o professor José Antônio, a permanente articulação da educação superior com a educação básica têm resultado em pesquisas de qualidade e no aumento da produção científica a partir de experiências no Pibid. Ele ressalta ainda que todos ficam mais motivados e o resultado é percebido em sala de aula, na postura dos licenciandos, na formação continuada dos professores e na qualidade do ensino das escolas públicas participantes. Leia também a matéria sobre o processo de seleção de novos participantes. Veja os editais de seleção no site da PRG http://www.prg.ufla.br/site/?p=1627 e http://www.prg.ufla.br/site/?p=1617     

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.