Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA participa de projeto para confirmar a eficácia da aviação agrícola em grandes culturas

Publicado: Quinta, 19 Fevereiro 2015 07:52 | Última Atualização: Sexta, 06 Julho 2012 11:51
Cibele Aguiar
A aplicação de defensivos em grandes culturas passará por testes de validação de sua eficácia em um grande projeto coordenado pela Embrapa com a participação do Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do professor do Departamento de Engenharia (DEG), Wellington Pereira Alencar de Carvalho.  O projeto, em fase final de aprovação para execução em campo, objetiva demostrar cientificamente a importância da tecnologia de aplicação aérea no controle de pragas e doenças da agricultura brasileira. O projeto foi apresentado pelo professor Wellington Carvalho durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola realizado de 27 a 29 de junho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento, organizado pelo Sindag, teve mais de 800 participantes, entre pilotos, operadores, pesquisadores e técnicos do setor. Atualmente, a aviação agrícola brasileira tem a 2ª frota mundial de aeronaves agrícolas, com cerca de 1600 aviões realizando aplicações em mais de 25 milhões de hectares. Na UFLA, o tema tem sido enfatizado na disciplina Tecnologia de Aplicação de Defensivos, oferecida anualmente pelo Departamento de Engenharia aos estudantes da área de Ciencias Agrárias. [caption id="attachment_12102" align="alignright" width="253" caption="Professor Wellington: referência em aviaão agrícola, aliando ensino, pesquisa e extensão"][/caption] Com experiência de 30 anos nesta área, o professor Wellington tem sido uma referência em pesquisa, ensino e extensão, sendo convidado frequentemente para ministrar palestras em eventos do setor e debater temas que envolvem a aviação agrícola no Brasil e no exterior. O professor também se orgulha de ser responsável pela formação de pilotos especialistas em tecnologia de aplicação na aviação agrícola e pelo desenvolvimento de produtos que agregam valor à tecnologia. Em resposta ao seu trabalho, o professor é comumente homenageado por entidades do setor, levando o nome da UFLA a um lugar de destaque na impressa nacional e internacional. Segundo o professor, a transferência de tecnologia nesta área permite o uso correto dos produtos fitossanitários importantes no processo de produção agrícola. O tema torna-se ainda mais relevante quando são levadas em consideração as estimativas de crescimento da produção de alimentos no Brasil, que em breve deverá ser responsável por cerca de 40% de toda a produção de alimentos no mundo. “Este cenário implicará na necessidade do aprimoramento técnico e de formação profissional, no uso adequado dos insumos e no aperfeiçoamento do conhecimento dos equipamentos envolvidos na mecanização e aplicação de produtos, quer de natureza química ou biológica”, enfatiza o professor.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção