UFLA terá curso de Direito no segundo semestre: Edital será divulgado na próxima semana

Publicado: Terça, 10 Julho 2012 11:28 | Última Atualização: Sexta, 06 Julho 2012 11:57
Cibele Aguiar
A Portaria do Ministério da Educação (MEC - Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), que autoriza o oferecimento do Curso de Bacharelado em Direito na Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 6 de julho. São previstas 60 vagas semestrais, modalidade presencial, no período noturno, com início das aulas no segundo semestre letivo de 2012.  O processo de autorização  para o curso de Direito inclui a indicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e o parecer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).   O Edital com todas as informações sobre o processo seletivo será divulgado na próxima semana, na página da Diretoria de Processo Seletivo (Dips) www.dips.ufla.br Poderão concorrer às vagas ofertadas somente os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, aplicado no ano de 2011, conforme Edital nº 128 – Copese/UFLA, de 19/5/2011, disponível no site www.dips.ufla.br.  Para a seleção dos candidatos, serão consideradas exclusivamente as notas do Enem 2011, oficialmente fornecidas à UFLA pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC. O Curso   Em harmonia com as tendências atuais, o curso ofertado pela UFLA apresenta uma estrutura curricular inovadora, que alia teoria à prática e se caracteriza pela possibilidade de inserção especializada e multidisciplinar em temas como Direitos Humanos, Direito Socioambiental e Direito Agrário, e ainda, em consonância com outras disciplinas eletivas ofertadas pelos demais cursos já consagrados da Instituição. Assim, ao concluir sua formação flexível, o bacharel estará apto a escolher entre as diversas possibilidades profissionais, tais como Advocacia Geral, Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias de instituições públicas, privadas e de terceiro setor, Consultoria Jurídica, Carreiras Diplomáticas, dentre tantas outras em âmbito nacional e internacional. O Bacharelado em Direito faz parte do projeto de expansão acadêmica da UFLA visando à ampliação e democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, em especial, no período noturno, que já soma cerca de 1500 estudantes em oito cursos de graduação. Nos últimos anos, com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades (Reuni), a UFLA passou a ofertar 30 cursos de graduação, sete deles na modalidade a distância.