Edital seleciona projetos para mobilidade docente e discente em instituições de Língua Portuguesa
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nessa terça-feira (10) o edital para seleção de projetos para o Programa Pró-Mobilidade Internacional nas diversas áreas do conhecimento, com vistas a incentivar a mobilidade docente e discente internacional entre os países e as instituições participantes da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP). As normas contidas no edital são aplicáveis a dois processos seletivos a serem desenvolvidos em 2012 (inscrições até 28 de dezembro de 2012) e em 2013 (inscrições até 28 de dezembro de 2013).
Para ser inscrita, a proposta deve ser submetida via representante de instituição de ensino superior (IES) brasileira e estar vinculada a um ou mais programas de pós-graduação avaliados pela Capes. Os requisitos adicionais estão descritos no edital. As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do preenchimento de formulários e envio de documentos. A Capes apoiará, por meio de cada processo seletivo, até 40 projetos.
As propostas serão analisadas em três fases, sendo elas: verificação da consistência documental, análise do mérito técnico-científico e homologação do resultado por parte do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da Capes.
Compartilhamento
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP é uma organização internacional constituída por membros titulares e associados (Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa de nível Superior dos sete países de língua oficial Portuguesa e Macau) que objetiva promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por via do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes, estimulando a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica, bem como o intercâmbio generalizado de informação.
Consulte o Edital