Gerente da Embrapa Café visita UFLA para reforçar parceria institucional

Publicado: Terça, 27 Janeiro 2015 06:56 | Última Atualização: Segunda, 16 Julho 2012 06:54
Cibele Aguiar
Na quinta-feira (11), o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo, fez uma visita ao Polo de Excelência do Café e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café), sediados no setor de cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para reforçar as parcerias no âmbito do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Café. A reunião contou com a presença do gerente executivo do Polo, Edinaldo José Abrahão; coordenador do Polo, professor Rubens José Guimarães; coordenador do INCT/Café, professor Mário Lúcio Vilela Resende e do assessor para assuntos interinstitucionais da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes. A articulação entre Polo de Excelência, INCT/Café e Consórcio Pesquisa Café vai ao encontro das propostas de articulação interinstitucional para o desenvolvimento do setor. Os gestores das três iniciativas concordam que em um contexto em constante transformação, o modelo de agregação de competências visando a transformar conhecimento em tecnologias que resultem em alto valor agregado deve ser constantemente buscado. Na avaliação de Bartholo, a articulação é a alternativa para fortalecer os programas e projetos de pesquisa em café, resultando em um portfólio de tecnologias que tragam mais competitividade e visibilidade ao setor. Segundo o gerente, o Consórcio Pesquisa Café passa por uma reformulação estratégica voltada ao modelo de gestão coorporativa, com a maior participação das instituições consorciadas para decisões colegiadas, entre elas, a UFLA, uma das instituições fundadoras. O gerente da Embrapa Café também fez uma visita ao Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf para conhecer os projetos que o destacam como referência nacional em georreferenciamento e os projetos desenvolvidos especificamente para o Inventário Quantitativo e Qualitativo da Cafeicultura em Minas Gerais. Entusiasmado com a capacidade técnica e resultados demonstrados, Bartholo levará o projeto ao conhecimento do Departamento de Cafeicultura do Ministério da Agricultura (Decaf/Mapa).