Assessora da UFLA participa de reunião no MEC sobre critérios de classificação internacional

Publicado: Sexta, 23 Janeiro 2015 14:00 | Última Atualização: Quinta, 19 Julho 2012 13:11
Cibele Aguiar
Na terça-feira (17), o jornalista britânico Phil Baty, editor da Times Higher Education (THE) – revista britânica que divulga o ranking das melhores universidades do mundo, ministrou palestra no Ministério da Educação, em Brasília, com a presença de representantes das universidades brasileiras.  O objetivo foi apresentar as métricas de avaliação usadas pela revista e convidar as universidades brasileiras para participarem da construção de um sistema de avaliação mais justo para o ensino superior no Brasil. A assessora para Assuntos Estratégicos e Análise da UFLA, Patrícia Maria Silva, participou da apresentação e reconheceu a importância de se conhecer os critérios de avaliação para servirem de direcionamento às ações da Universidade, pois esses rankings utilizam indicadores que, lidos e interpretados apropriadamente, ajudam a entender em que direção a instituição deve seguir. Para ela, ficou claro nas palavras do editor que as parcerias interinstitucionais favorecem o bom posicionamento no ranking. A palestra foi uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cujo presidente, professor Luiz Cláudio Costa, ressaltou os desafios da internacionalização e o grande alcance do programa Ciência Sem Fronteiras. "Não temos que quebrar o termômetro. O que devemos fazer é discutir os critérios e os indicadores utilizados no mundo". Depois da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e com a intensificação das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) na avaliação dos programas de pós-graduação, as universidades brasileiras buscam cada vez mais a melhoria em seus indicadores de qualidade. As que estão mais bem classificadas no ranking da THE são a USP e a Unicamp.
Foto: João Neto/ MEC