Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor Eudes de Souza recebe título de Cidadão Honorário de Lavras - homenagem na UFLA será hoje (3)

Publicado: Terça, 04 Setembro 2012 05:45 | Última Atualização: Segunda, 03 Setembro 2012 11:59
Cibele Aguiar
Nesse domingo (2), na sede do Rotary Club de Lavras, teve início uma série de homenagens ao professor Eudes de Souza Leão Pinto, recebido como o interlocutor que salvou a história da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em 1963. O professor foi agraciado com as distinções máximas do Poder Legislativo local e do Rotary Club: o Título de Cidadão Honorário e o Título de Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras, acompanhada da insígnia Companheiro Paul Harris com um Rubi. Na cerimônia, estavam reunidos, além da comunidade lavrense e rotária, ex-diretores e professores da ESAL/UFLA, que lhe prestaram a justa homenagem pela marcante atuação na história da Instituição, que se refletiu positivamente no desenvolvimento de Lavras e seu entorno. O Título de Cidadão Honorário de Lavras é resultado da propositura do vereador Hélio Haddad, aprovada por unanimidade em 18 de junho de 2012. O título foi entregue pela prefeita Jussara Menicucci; pelo presidente da Câmara Municipal, Evandro Castanheiras; pelo autor do projeto Hélio Haddad e pelo vereador rotariano Daniel Costa. O Título de Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras foi uma proposição do rotariano Geraldo Bertolucci Júnior e entregue juntamente com o presidente do Rotary Club de Lavras Walter Toledo Júnior, Sebastião Melo de Oliveira e Adejar Alvarenga. Em todos os depoimentos, a gratidão pela sensibilidade e coragem do professor ao descumprir a incumbência de fechar a então ESAL, como emissário do Ministério da Educação e portador de uma portaria do presidente da República. Com a lendária frase “fechar a escola seria a morte para mim e um crime de lesa-pátria”, Eudes de Souza reescreveu a história, dando sequência ao processo de federalização, oficializada em dezembro do mesmo ano. Homenagem na UFLA Em reconhecimento a este ato, nesta segunda-feira (3), às 18 horas, no Salão de Convenções, em sessão solene do Conselho Universitário (Cuni), o professor Eudes de Souza será agraciado com o Título de Professor Honoris Causa, a mais alta honraria da Universidade. Eudes de Souza volta esteve na UFLA em 2008, quando recebeu a Medalha do Centenário, agora, retorna à Instituição aos 92 anos de idade, depois de 50 anos do grande feito. [nggallery id=86]  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.