Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agropecuária da UFLA inaugura instalações

Publicado: Sexta, 28 Novembro 2014 08:28 | Última Atualização: Quarta, 05 Setembro 2012 07:15
Cibele Aguiar
Na segunda-feira (3), a Estação Experimental da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Fazenda Muquém, recebeu gestores, professores e estudantes para a inauguração das instalações do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agropecuária. Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/CT-Infra), a Universidade buscou estruturar a fazenda com benfeitorias e equipamentos agrícolas que darão suporte ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. No depoimento do reitor, professor José Roberto Scolforo, a importância de dar continuidade ao importante projeto de estruturar os centros experimentais, tendo em vista o crescimento substancial na área de pesquisa e ensino no câmpus da UFLA e com a demarcação de novas avenidas e construções.  Segundo ele, a estruturação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agropecuária deverá contribuir para a geração de conhecimentos e tecnologias e para a manutenção da UFLA como referência em Ciências Agrárias no Estado e País, com reflexos positivos para a qualidade de vida da sociedade. [caption id="attachment_13778" align="alignleft" width="249" caption="Professor Magno Ramalho com os estudantes: pesquisa no campo para uma  formação plena"][/caption] Para o professor do Departamento de Biologia, Magno Antônio Patto Ramalho, a estruturação do centro experimental é um sonho antigo, que reforça a importância da Universidade na formação de novos pesquisadores e profissionais, com a oportunidade de aliar a teoria à prática em experimentos de ponta, com mecanização compatível com as exigências do agronegócio brasileiro em constante expansão. Defensora e coordenadora do projeto de estruturação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agropecuária, a vice-reitora, professor Édila Vilela de von Pinho  reforçou a estruturação dos campos experimentais como uma das prioridades para alavancar a qualidade dos cursos de graduação e, em especial, de pós-graduação. Segundo ela, as diversas dissertações, teses e cultivares geradas nas fazendas da UFLA são um orgulho para a Instituição, com grande potencial de crescimento a partir das novas benfeitorias e equipamentos.   O uso coletivo da área, benfeitorias e equipamentos, integrando diferentes áreas do conhecimento, foi um dos pontos destacados pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima, reforçando que a sociedade será diretamente beneficiada por este investimento. O assessor para Relações Institucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, também enfatizou a aquisição estratégica das fazendas experimentais, pela proximidade do câmpus da Universidade, formação plena dos futuros profissionais e geração de novas tecnologias. [nggallery id=87]    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.