Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Mesa-redonda sobre internacionalização fecha workshop com professor da Universidade Autônoma de Barcelona

Publicado: Sexta, 21 Setembro 2012 06:17 | Última Atualização: Segunda, 17 Setembro 2012 09:05
Cibele Aguiar
Na semana passada, de 11 a 14 de setembro, estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica participaram do workshop de cooperação com o professor da Universidade Autônoma de Barcelona Carlos Jaime, tendo como tema central os avanços da nanotecnologia e as potencialidades de parceria entre as duas universidades. Na sexta-feira (14), foi realizada mesa-redonda sobre os desafios da internacionalização, com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior e do diretor de Relações Internacionais (DRI), professor Antonio Chalfun Junior.  A mesa teve a mediação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, professor Teodorico de Castro Ramalho. Ao relatarem as experiências da UFLA na pós-graduação, os professores Alcides Moino e Antônio Chalfun ressaltaram o impacto positivo do programa Ciência sem Fronteiras (CSF) e a elaboração de um amplo programa de internacionalização que vai envolver todos os setores da Universidade. Hoje, a UFLA participa de vários programas de mobilidade acadêmica, contabilizando 128 estudantes de graduação e 76 de pós-graduação em intercâmbio internacional. De acordo com a professora Lucina de Matos Alves Pinto (DQI), organizadora do evento, foi uma grande oportunidade para conhecer novas linhas de pesquisas e também de apresentar os trabalhos desenvolvidos na UFLA, com rica troca de experiências entre estudantes e professores. Em sua avaliação, o workshop serviu não apenas para fortalecer o processo de internacionalização, mas também para aproximar os colegas do Departamento, com potencial de novas interações de pesquisa. [caption id="attachment_14297" align="alignleft" width="249" caption="Professor Carlos Jaime apresenta linhas prioritárias de pesquisa"][/caption] A professora adiantou que o próximo passo será no sentido de viabilizar a vinda do professor Carlos Jaime, como professor visitante por um período na UFLA, assim como promover o intercâmbio de estudantes espanhóis e brasileiros. O professor Carlos Jaime (UAB) salientou a importância do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras e elogiou o nível das pesquisas desenvolvidas na UFLA. Entre os aspectos que considera fundamentais para ampliar a visibilidade da Universidade de forma global, está a maior interação academia-empresa, com foco na inovação e na transformação do conhecimento em produtos para a sociedade.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção