Produção científica da UFLA recebe o dobro de investimentos para publicação em periódicos internacionais

Publicado: Segunda, 15 Outubro 2012 12:26 | Última Atualização: Quinta, 04 Outubro 2012 07:00
Cibele Aguiar
O Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos com Fator de Impacto (PAPC-UFLA) foi criado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) em 2009 e, desde então, cresce a demanda por apoio financeiro à publicação em periódicos editados em língua estrangeira, o que reflete diretamente na melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Em 2012, a PRPG recebeu a solicitação para apoiar a tradução e revisão de 179 artigos científicos em língua estrangeira, número 121% superior ao praticado em 2011, quando foram apoiados 81 artigos. Desde que foi criado, o apoio financeiro destinado ao PAPC-UFLA tem sido crescente, sendo disponibilizado em 2012 um montante superior a 115 mil reais (R$ 115.796,16). O Programa destina R$3.000,00 (três mil reais) por docente, podendo ser, a critério da PRPG, acrescido de até mais R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o caso de docente com elevada demanda qualificada. As solicitações devem ser apresentadas pelos Colegiados dos Programas à PRPG, em fluxo contínuo definido por edital específico, e podem ser feitas por docente ou servidor credenciado por qualquer Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UFLA. Em 2012, do total de 23 programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos da UFLA, 19 utilizaram os recursos para tradução e revisão disponibilizados pelo PAPC-UFLA. O Programa de Ciências dos Alimentos (DCA) apresentou a maior demanda, tendo 44 artigos aprovados para ressarcimento, seguidos de Ciências Veterinárias, com 27 artigos; Microbiologia Agrícola (18) e Agroquímica (15). De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, Alcides Moino Júnior, esse crescimento é devido, em parte, à nova política de cota dos recursos a cada docente, mas também pode ser creditada à conscientização dos professores e estudantes dos Programas da UFLA, no sentido de dar maior visibilidade internacional aos resultados das pesquisas, dissertações e teses realizadas na Instituição. Para o pró-reitor, cabe ressaltar que os custos para o pagamento de taxas de publicação nos periódicos podem ser apoiados diretamente pelos Programas de Pós-Graduação, por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação - Proap/Capes, bem como por meio de ressarcimento feito por instituições de fomento à pesquisa, com destaque para a Fapemig, que tem destinado recursos crescentes às iniciativas dos pesquisadores no Estado de Minas Gerais. Evolução do número de artigos e valor total dos artigos ressarcidos pelo PAPC-UFLA no período de 2009 a 2012.
Ano Número de artigos ressarcidos Valor total dos artigos ressarcidos

R$ 22.214,68

R$ 32.414,76

R$ 42.470,48

2012 (*)

R$ 115.796,16

(*) considera o número e valor total de artigos aprovados para ressarcimento, já que o período de submissão de solicitações expirou-se em 21/9/2012.