Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA participa do 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras em Caxambu

Publicado: Quinta, 27 Novembro 2014 12:22 | Última Atualização: Quarta, 24 Outubro 2012 08:42
Cibele Aguiar
De 23 a 26 de outubro, cerca de 400 pessoas estão reunidas no Hotel Glória, em Caxambu, para a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. A Universidade Federal de Lavras é uma das instituições apoiadoras do evento, que tem a organização da Fundação Procafé. Participam do evento professores da UFLA e cerca de 40 estudantes que integram o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf). Nessa terça-feira (23), foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença na mesa de honra do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo e do coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT - Café), professor Mário Lúcio Vilela de Resende (DFP). A cerimônia contou com homenagens e debate sobre a conjuntura cafeeira, com o pronunciamento de diversas autoridades ligadas ao setor. O professor Scolforo fez a entrega da medalha Mérito Cafeeiro ao diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), João Roberto Puliti, um dos homenageados na cerimônia. Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA destacou o café como produto de grande importância para a Universidade, sendo objeto de pesquisa de mais de 100 professores da Instituição, além de sediar importantes estruturas e iniciativas, como o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Café (Cepecafé), o INCT – Café, o Polo de Excelência em Café e o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café. O professor Scolforo enfatizou ainda a parceria com o Governo de Minas na proposição de grandes projetos, como a futura construção da Agência de Inovação do Café, que deverá consolidar iniciativas inovadoras para a valorização do produto e colocar o Estado em um novo patamar de competitividade. [caption id="attachment_15500" align="alignright" width="249" caption="Delegação da UFLA e representantes de instituições parcerias no Congresso Brasileiro"][/caption] ‘Boas tecnologias difundir, pro café bem florir’ é o tema desta edição do Congresso e evidencia a importância do uso racional de novas técnicas para aumentar a capacidade produtiva dos cafezais e, com ela, buscar a redução de custos e o aumento da renda. Como tradicionalmente acorre, o evento reúne pesquisadores, estudantes, consultores, profissionais do mercado e cafeicultores, para a apresentação dos últimos resultados de pesquisa e inovações no manejo dos cafezais e preparo de novos produtos. Os professores da UFLA Antônio Nazareno Guimarães Mendes (DAG), Rubens José Guimarães (DAG), Mário Lúcio Resende (DFP) e Fábio Moreira da Silva (DEG) participam como mediadores de debates e seminários. Muitos estudantes da UFLA foram selecionados para apresentação oral de seus trabalhos.     

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.