Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Colóquio da Física aborda Filosofia da Emergência nesta quarta-feira (31)

Publicado: Quarta, 31 Outubro 2012 08:08 | Última Atualização: Segunda, 29 Outubro 2012 07:27
Cibele Aguiar
Enquanto físicos trabalham para completar uma teoria do universo, biólogos desvendam a complexidade molecular da vida e neurocientistas estabelecem as correlações entre atividades mentais e suas bases neurais e físico-químicas, uma enorme lacuna se forma neste tipo de visão científica. É o que tenta desvendar a "Teoria de Tudo", que será abordada no Colóquio da Física desta quarta-feira (31). O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) José Monserrat Neto fará a apresentação do tema: a Filosofia da Emergência: Origens, Evolução e Dilemas das Teorias de Sistemas Complexos. O professor Monserrat vai falar sobre a visão científica para os sentimentos, significados, consciência e onde se encaixam os 'propósitos' que moldam o ser humano. Tais fenômenos imediatos e incontestáveis são deixados sem explicação pelas ciências naturais, porque eles não têm as propriedades físicas, tais como massa, momento, carga e localização, que são consideradas necessárias para que algo tenha consequências causais no mundo. Segundo o professor, as visões emergentistas surgem no final do século XIX como alternativa às teorias reducionistas da natureza, da vida e da mente. A palestra versa sobre as primeiras ideias emergentistas, suas características, avanços e limitações; a re-emergências delas ao final do século passado, algumas mudanças em sua concepção, bem como suas aporias e dilemas. Ao final apresenta-se um esboço da alternativa de Terrence Deacon: "the more is less". Data: 31/10/2012 (Quarta-feira) Horário: 17h45 Local: Anfiteatro do DEX  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.