Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Enem é realizado sem incidentes e com abstenção de 27,9%

Publicado: Quarta, 26 Novembro 2014 07:37 | Última Atualização: Segunda, 05 Novembro 2012 05:43
Cibele Aguiar
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram realizadas nesse fim de semana, sem ocorrência de incidentes. No segundo dia de aplicação, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21. O Exame registrou este ano abstenção média de 27,9%. Os estados de Roraima, Bahia e Amazonas tiveram os maiores índices de abstenção. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%. Esta edição do exame teve o número recorde de 5.791.290 inscritos. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) reserva 60% das vagas do primeiro semestre letivo para candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e 40% para os candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS UFLA); ambos utilizam o Enem como critério de seleção. Avaliação positiva   Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, o ministro Aloizio Mercadante comemorou o fato de a realização do exame ter transcorrido sem incidentes graves. De acordo com dados preliminares do MEC e do Inep, 4,17 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Os dados consolidados serão divulgados nos próximos dias, quando o consórcio responsável finalizar o envio das informações. Mercadante afirmou que a operação logística do exame é bastante complexa, mas classificou a estrutura operacional desenvolvida este ano como muito profissional e agradeceu a toda a equipe envolvida. Mais de 566.617 pessoas trabalharam na realização do exame em 15.076 locais de prova de 1.615 municípios. Os gabaritos serão divulgados até quarta-feira (7), nas páginas do Ministério da Educação e do Inep na internet. Pela primeira vez, os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção