Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Fórum de Química Ambiental foi realizado na UFLA

Publicado: Sexta, 21 Novembro 2014 14:54 | Última Atualização: Segunda, 05 Novembro 2012 09:56
O feriado foi de muita atividade para os participantes do 3º Fórum de Química Ambiental, realizado na UFLA entre os dias 1º e 3 de novembro. Com o tema “energia renovável e eficiência energética”, o evento foi constituído por palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos voltados para a eficiência energética, educação ambiental, utilização de formas de energia renováveis e outros assuntos correlatos. Durante a abertura do fórum, a reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, demonstrou a coerência entre o tema do evento e as ações tomadas pela direção executiva da UFLA, como o Plano Ambiental Estruturante e a criação da Diretoria de Meio Ambiente da Universidade. A importância da temática, atual, também foi destacada pelo coordenador científico do fórum, professor Marcio Pozzobon Pedroso; pela coordenadora-geral do evento, professora Josefina Aparecida de Souza; pela coordenadora de Meio Ambiente da UFLA, professora Zuy Maria Magriotis; e pelo chefe do Departamento de Química, professor Mário César Guerreiro. Também compuseram a mesa o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; e os discentes Jéssica Amaral de Faria (presidente da PQ Júnior) e João Paulo Vaz Floriano Toledo (presidente do Centro Acadêmico de Química – Caqui). Para o professor Marcio, “Há uma necessidade mundial de procura de novas formas de energia e de melhorar os processos energéticos atuais. Por conta disso, trouxemos pesquisadores para falar sobre cada um dos tópicos correlacionados”. Como resultados, ele enumerou a abordagem de temas de pesquisa recentes e pouco explorados, a concretização de parcerias em pesquisas e a conscientização dos participantes. Esse evento foi uma realização da UFLA, organizado pelo Departamento de Química da UFLA, PQ Júnior e Centro Acadêmico. Contou com o apoio do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Histórico O I Fórum de Química Ambiental na UFLA foi idealizado pelo Centro Acadêmico com o objetivo de atrair a atenção dos estudantes e profissionais para questões ambientais. Foi realizado em maio de 2007, com o tema: “Tendências e Realidades no Tratamento de Efluentes Líquidos e Águas Contaminadas”. O II Fórum de Química Ambiental foi realizado em novembro de 2009, abordando “A Química Aplicada aos Solos”, em uma parceria entre os Departamentos de Química e de Ciência dos Solos da UFLA, Empresa Júnior de Química - PQ Júnior e Centro Acadêmico.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção