Curso sobre Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil é ministrado na UFLA

Publicado: Sexta, 09 Novembro 2012 12:18 | Última Atualização: Quarta, 07 Novembro 2012 08:31
[caption id="attachment_16122" align="alignright" width="249" caption="Carlo Zilio com os coordenadores do curso"][/caption] Durante toda a semana, o Departamento de Educação (DED) recebe o educador Carlo Zilio, do Instituto Italiano de Psicologia della Relazione, em Zelarino (Veneza), que ministra o Curso de Extensão: Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil. Participam do curso professores da educação infantil de Lavras, Ijaci, Três Pontas, Ingaí, Bom Sucesso, Nepomuceno e Luminárias. A iniciativa é uma ação do “Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil: mobilizando e articulando municípios do Sul de Minas Gerais em prol dos Direitos da Criança”, coordenado pela UFLA.  O evento, que segue até sexta-feira (9), tem a coordenação dos professores do DED, Cláudia Maria Ribeiro (coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação), Carolina Faria Alvarenga e Vanderlei Barbosa. Carlo Zilio é licenciado em Literatura Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Pádua/ Itália e pós-graduado em Psicomotricidade Relacional, tendo como mentores Mauro Vecchiato e Marta Gonzalez Menéndez. Esta é a segunda visita do educador italiano à UFLA, na primeira vez como aluno de um curso ministrado no DED. Em Lavras, Zilio participou de um projeto na creche espírita Emília de Andrade, como voluntário, durante um ano. O curso abrange informações gerais sobre a prática de Psicomotridade Relacional nas escolas para crianças, incluindo o uso de objetos, como bolas, balões, papel e tecidos, além de trocas de experiências práticas de Psicomotricidade Relacional aplicadas em algumas escolas.   Fórum Sul- Mineiro de Educação Infantil   Iniciado em 1999, o Fórum tem caráter informativo e propositivo de garantir o amplo e permanente debate democrático de idéias. O objetivo é oferecer espaços de socialização de informações, articulação e mobilização de parceiros, visando a uma conjunção de esforços para promover a Educação Infantil comprometida com os direitos fundamentais da criança e com a consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano. O Fórum Sul-Mineiro está vinculado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e ao Movimento Estadual.   Informações: Departamento de Educação da UFLA (35) 3829-1445 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.