Doutor aos 25 anos: estudante do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia defende tese com Distinção de Mérito

Publicado: Quinta, 20 Novembro 2014 09:14 | Última Atualização: Segunda, 12 Novembro 2012 14:28
Cibele Aguiar

Com o recente título de doutor, o médico veterinário e estudante do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Guilherme Oberlender acaba de finalizar uma importante fase de sua formação acadêmica. Na sexta-feira (9), ele defendeu a tese de doutorado com Distinção de Mérito, sendo a primeira defesa de pós-graduando admitido em curso de doutorado da UFLA egresso da graduação, com a dispensa da exigência do mestrado.

Com desenvoltura de professor experiente, Guilherme Oberlender defendeu a tese intitulada “Fisiologia da Reprodução em Suínos: Igf-I no Fluido Folicular Utilizado na Maduração e Fecundação In Vitro”, área de concentração em Produção e Nutrição de Não Ruminantes. Além de ser destacada pelo reduzido tempo de conclusão do curso de doutorado, em apenas dois anos e oito meses, a tese defendida atrai a atenção da academia, por apresentar uma nova técnica de fertilização in vitro, que vai permitir a produção de leitão a partir de ovócitos de fêmeas já abatidas e por meio da adição de um fator de crescimento que aumenta as taxas de fertilização.

O estudante teve a orientação do professor Luis David Solis Murgas e coorientação dos professores Márcio Gilberto Zangeronimo (DMV) e Mônica Rodrigues Ferreira (pós-doutoranda UFLA). Além dos professores Murgas e Zangeronimo, participaram da banca os professores Nadja Gomes Alves (DZO), Juliano Vogas Peixoto (DMV) e, como membro externo, a professora Elenice Andrade Moraes, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

[caption id="attachment_16256" align="alignright" width="249" caption="Defesa do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia: a primeira com as novas regras de admissão"][/caption]

Trajetória destacada

Natural de Mateus Leme (MG) e estudante exemplar da turma de Medicina Veterinária (UFLA 2005/2009), Guilherme graduou-se com rendimento acadêmico superior a 80%, com domínio de língua estrangeira e participação ativa no Programa de Iniciação Científica. Exigências previstas no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA para a dispensa do Mestrado.

No final da graduação, participou de um intercâmbio acadêmico por três meses na Universidade de Murcia – Espanha, onde pôde aprimorar a técnica de fertilização in vitro em suínos e bovinos e possibilitou ao estudante a elaboração de um projeto que o destacou no processo seletivo do Programa, com direito à bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante o doutorado, a parceria e interação com o orientador, professor Murgas, resultou na aprovação do projeto Pró-Equipamentos da Capes, que possibilitou a montagem do Laboratório de Fertilização In Vitro e Cultivo de Embriões de Suínos, completando a infraestrutura da Universidade nessa temática.

Com bolsa aprovada e planos para o pós-doutorado na UFLA, Guilherme Oberlender tem como meta tornar-se professor da Instituição, tida por ele em alto conceito, em especial pela infraestrutura de pesquisa e pela interação professor-aluno. Com apenas 25 anos de idade, ninguém duvida do potencial desse jovem destacado doutor.

[caption id="attachment_16257" align="alignleft" width="516" caption="Família prestigia com orgulho a defesa do jovem doutor"][/caption]