Algumas dúvidas frequentes de português

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 19 Novembro 2012 13:54 | Última Atualização: Segunda, 19 Novembro 2012 13:53
1.      Etc. tem ponto no final? Tem. Coincide com o ponto no fim da frase. A vírgula antes do etc. é facultativa. 2.      Na indicação de porcentagem, é preciso repetir o sinal % em todos os números? Ou basta usá-lo no último? Por questão de clareza, o sinal deve aparecer em todos os números: A inflação dos últimos quatro anos ficou entre 18% e 20%. Os servidores terão aumento variável: de 4% a 12%. O mesmo vale para outras abreviaturas: No fim de semana rodou de 20 km a 40 km. Trabalha das 8 h às 16 h. 3.      Deve-se usar Ter de ? Ter que? Tanto faz. Atualmente não há diferença entre uma e outra. Ambas indicam obrigação de fazer alguma coisa: Com o horário de verão, temos de (ou temos que) acordar uma hora mais cedo. 4.      Quando se deve usar ENTRE e DENTRE? Quase sempre usamos ENTRE. DENTRE tem uso muito limitado. Significa DO MEIO DE. É resultado da soma da preposição DE com a preposição  ENTRE. Para que ocorra o seu uso, um verbo precisa pedir a preposição DE, como “sair, saltar, ressurgir.” O indivíduo saiu dentre (DO MEIO DE) duas árvores. Ressurgiu dentre (DO MEIO DA)  a multidão.

Paulo Roberto Ribeiro Ascom