Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Veteranos e calouros: atenção à proibição do trote na UFLA
Cibele Aguiar
A entrada na Universidade representa um rito de passagem marcado pelo tradicional e temido “trote”. Porém, para evitar os abusos frequentemente registrados nesse ritual de aproximação entre veteranos e ingressantes, desde 2008 a prática do trote é expressamente proibida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), dentro e fora do câmpus, sob pena de desligamento dos envolvidos. O combate e punição do trote na UFLA são regidos pela resolução do Conselho Universitário (Cuni) nº 067/08, que proíbe qualquer tipo de ato estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento, dentro e fora do espaço físico da Universidade. Quem pode ser punido- O estudante que aplicar o trote;
- O estudante que voluntária ou involuntariamente receber a aplicação do trote e permanecer dentro do espaço físico da Universidade trajando vestimentas ou portando adereços que caracterizam essa prática;
- Os professores, técnicos administrativos, funcionários e estudantes que testemunharem a prática de trote no campus Universitário ou em locais de atividades acadêmicas e não denunciarem às autoridades competentes poderão ser considerados omissos e se sujeitarem a responder processo administrativo disciplinar.
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.