Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Reitor da UFLA participa do Seminário Nacional de Inventário Florestal

Publicado: Quinta, 29 Novembro 2012 09:03 | Última Atualização: Quarta, 28 Novembro 2012 08:21
Reunir informações sobre os recursos florestais do País para o monitoramento contínuo, tendo como principal propósito subsidiar a definição de políticas, gestão, elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais. Esse é o objetivo de um grupo de pesquisadores e profissionais que trabalham na elaboração do Inventário Florestal Nacional, do qual o professor José Roberto Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), faz parte. De 26 a 28 de novembro, o professor Scolforo participa do I Simpósio Nacional de Inventário Florestal, realizado em Natal-RN, a convite do Serviço Florestal Brasileiro (SBF) e do Ministério do Meio Ambiente. O professor Scolforo apresentou o Inventário Florestal do Estado de Minas Gerais, que se tornou referência no País, tendo como resultado oito publicações, incluindo o Atlas do Mapeamento e Inventário. Na terça-feira (27), ele participou do painel que apresentou e debateu experiências de implementação de inventários florestais em campo e também foi moderador de outro painel, que apresentou resultados e desafios do programa. O IFN é uma iniciativa coordenada pelo (SFB) , com o objetivo de conhecer a qualidade e a quantidade das florestas do País, e para a sua realização, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que opera os recursos de diversas fontes, incluindo os doados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). Experiência Mineira O Inventário Florestal de Minas Gerais reúne um conjunto de informações relacionadas aos recursos florestais que tem norteado o planejamento da gestão ambiental em Minas Gerais. Com o Inventário, tornou-se possível identificar e determinar os principais atores e as principais causas que levam à alteração do uso do solo mineiro e ao empobrecimento de sua diversidade biológica. A partir desse acompanhamento, tornou-se possível interferir de forma decisiva nos processos produtivos, a fim de buscar um permanente desenvolvimento sustentável. Veja as informações e publicações no site http://www.inventarioflorestal.mg.gov.br/    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.