Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Pesquisadora do CIFC - Portugal faz visita técnica à UFLA e repassa técnicas de análises proteômicas

Publicado: Terça, 04 Dezembro 2012 09:45 | Última Atualização: Segunda, 03 Dezembro 2012 08:55
Cibele Aguiar
No âmbito das interações promovidas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) receberam no mês de novembro a visita da pesquisadora do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC – Oeiras/Portugal), Leonor Guerra Guimarães, especialista em análises proteômicas com foco na resistência do café à ferrugem. Em visita técnica à UFLA, de 26 a 30 de novembro, a pesquisadora repassou técnicas e compartilhou experiências no Laboratório de Fisiologia do Parasitismo (professor Mário Lúcio Vilela de Resende - DFP), Laboratório Central de Biologia Molecular (professor Luciano Vilela Paiva - DBI) e Laboratório de Sementes Florestais (professor Anderson Cleiton José – DCF), reforçando as parcerias em diferentes áreas do conhecimento. Na sexta-feira (30), Leonor Guimarães ministrou palestra no anfiteatro do Departamento de Fitopatologia sobre tecnologias de análises proteômicas, tendo como público estudantes de graduação, pós-graduação, professores da UFLA e pesquisadores de instituições parcerias, como a Epamig. Sobre a visita ao Brasil a convite do INCT - Café, a pesquisadora destacou a importância da parceria com países produtores de café, para a prospecção de demandas reais que os cafeicultores enfrentam nas lavouras visando ao direcionamento de novas pesquisas. De acordo com o coordenador do INCT – Café, professor Mário Lúcio, a vinda da pesquisadora faz parte do esforço do INCT para a promoção de parcerias internacionais e vai ao encontro da política de internacionalização da UFLA.  Ele confirmou que a pesquisadora Leonor Guimarães receberá no CIFC dois estudantes de Doutorado da UFLA para intercâmbio técnico e acadêmico em parceria com a Universidade de Lisboa. No próximo semestre, a UFLA também receberá outra pesquisadora do CIFC, especialista em análise metabolômica. Novas interações O INCT - Café faz parte de um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil, criado pelo Ministério da Ciencia, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com aporte financeiro do CNPq e da Fapemig, participam do Instituto pesquisadores e bolsistas vinculados a diversas instituições de pesquisa, como a UFLA, UFV, Epamig, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção