Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Fórum discutirá a gestão de resíduos sólidos nesta sexta-feira

Publicado: Terça, 08 Janeiro 2013 08:29 | Última Atualização: Quinta, 06 Dezembro 2012 14:20
A Incubadora Tecnológica Cooperativas Populares (Incubacoop-UFLA) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar) promovem o III Fórum Sul-Mineiro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com o tema “do coletar ao reciclar”. O fórum será no dia 7 de dezembro, no Anfiteatro do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf). As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no endereço: www.incubacoop.ufla.br/inscricao.html. O encontro é voltado para estudantes, professores e técnicos administrativos das universidades lavrenses, profissionais da área de reciclagem de Lavras e região e professores da rede pública municipal de ensino da cidade. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída no Brasil pela Lei nº 12.305/2010, determina as diretrizes para a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, além de estabelecer as responsabilidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade com relação à geração e destino dos resíduos. Considerando essas diretrizes, o fórum vai debater e trocar experiências em tratamento e disposição dos resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem, no intuito de propor uma gestão integrada de resíduos sólidos da microrregião de Lavras. Programação 8 horas - Palestra de abertura - Aula Inaugural do Mestrado Profissional de Tecnologias e Inovações Ambientais -Os processos de reciclagem no Brasil  e no mundo: uma análise prospectiva. 10 horas - A gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais: Do Coletar ao Reciclar 11 horas - Experiências das Associações e Cooperativas – Asmare e Acamar 14 horas - Filmatro - Caos e equilíbrio: a saga humana na Terra - A história da humanidade em 30 min. Coordenador: professor Elias Rodrigues de Oliveira (UFLA) 14h30 - Mesa-redonda - A gestão pública municipal de resíduos sólidos urbanos: Experiências Exitosas. 16h30 – Mesa-Redonda - Gestão Pública Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos. Apresentação dos planos de gestão para resíduos sólidos dos municípios da microrregião de Lavras-MG, pelos Prefeitos eleitos de Lavras, Nepomuceno e Carrancas. 18h30 - Encerramento Mais informações: (35) 3829-1458  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.