Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Oportunidade para graduação-sanduíche na Itália – Teste de proficiência será oferecido para candidatos da UFLA

Publicado: Quarta, 19 Novembro 2014 13:20 | Última Atualização: Segunda, 17 Dezembro 2012 08:36
Cibele Aguiar
A Diretoria de Relações Internacionais da Unievrsidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) informa que uma das chamadas abertas para o programa Ciência sem Fronteiras oferece oportunidade para graduação-sanduíche em instituições de ensino superior representadas pela Universidade de Bolonha (Secretaria Técnica) e, quando disponível, estágios em instituições ou centros de pesquisa. As inscrições vão até 14 de janeiro, no site do Programa http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home Os candidatos da UFLA que tiverem a inscrição homologada, mas que ainda não tenham atestado de proficiência em língua italiana ou que não puderam participar das provas de proficiência Lato sensu na modalidade presencial (ProfLS), poderão realizar o teste de proficiência Lato sensu na modalidade online (ProfLS online). As provas serão aplicadas de forma online,  no câmpus da UFLA, nos dias 22 e 23 de fevereiro. O candidato deverá obrigatoriamente preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em curso de graduação (confira os cursos listados no Edital); ter nacionalidade brasileira; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES; apresentar teste de proficiência no idioma italiano Lato sensu obtido por meio de uma prova presencial realizada junto ao Instituto Italiano di Cultura (ProfLS), com pontuação mínima 50/100 (nível B1 do QCER) ou através de um teste online (ProfLS online), com pontuação mínima 60/100 (nível B1 do QCER), ambos realizados após agosto de 2010. Também serão aceitas, caso o candidato já possua, as seguintes certificações: CLIS (Università per Stranieri di Siena), CELI (Università per Stranieri di Perugia), PLIDA (Società Dante Alighieri), ROMATRE (Certificazione Italiano L2, Università degli Studi RomaTre) no nível mínimo B1 do QCER. Os candidatos deverão enviar os resultados dos testes, por meio do Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, até a data limite da inscrição. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas não alcançarem o nível mínimo de proficiência Lato sensu, tendo conseguido uma pontuação mínima de 25/100 na modalidade presencial (ProfLS) ou de 30/100 na modalidade online (ProfLSonline), poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, do CNPq e da Rede das Universidades Italianas CSF-ITALIA - Secretaria Técnica da Universidade de Bolonha, com um curso online de até três meses. Aos candidatos que alcançarem o nível de proficiência A2 ou B1, será oferecido um curso presencial de um mês no momento da chegada do bolsista, pela Universidade de destino. Consulte o Edital    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção