Retrospectiva 2012: os fatos que marcaram a UFLA durante o ano - 1º quadrimestre

Publicado: Quarta, 09 Janeiro 2013 08:08 | Última Atualização: Sexta, 28 Dezembro 2012 17:40
[caption id="attachment_10871" align="alignleft" width="249"] Festival UFLA Cultural buscou integrar Lavras e a Universidade[/caption] O ano de 2012 foi atípico, por um lado, para a UFLA: a greve na rede de ensino federal fez com que o calendário acadêmico fosse alterado. Por outro lado, a turbulência dos mais de três meses de greve não agravou a magnitude dos muitos fatos e conquistas da UFLA nesse ano: registramos a abertura de novos cursos de graduação e programas de pós-graduação, a posse do professor José Roberto Soares Scolforo e da professora Édila Vilela de Resende Von Pinho como reitor e vice-reitora, a expansão da internacionalização, a consolidação da UFLA como uma das melhores universidades federais do País e da América Latina, em diversas avaliações e prêmios, e a expansão do esporte. Janeiro O ano começou bem em termos de investimentos: o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e o vice, José Roberto Scolforo, participaram de uma reunião com o governador do Estado, Antonio Anastasia, que anunciou a liberação de R$ 70 milhões para financiamento de pesquisa voltada para a educação básica, bolsas de pós-doutorado, cursos de pós-graduação em universidades sediadas em Minas Gerais e compra de equipamentos para pesquisa. No primeiro mês de 2012, o MEC divulgou uma avaliação em que cinco cursos da UFLA receberam conceito máximo (Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia) e quatro conquistaram conceito ótimo (Agronomia, Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Química). Os cursos novos, que ainda não formaram turmas, não passaram pela avaliação. Durante solenidade de colação de grau, realizada em 27 de janeiro, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Adriana Rigon Weska, representou o paraninfo da turma, o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes. Ela fez uma visita ao câmpus e afirmou: “A gente percebe que num horizonte não muito longe a UFLA vai alçar voos internacionais. Não vai ficar fechada em seus muros e nem se contentar em ser a primeira no ranking nacional. Ela vai se superar na busca pelo destaque internacional”. Fevereiro O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou de uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na reunião, foram discutidos a liberação de recursos para os Parques Tecnológicos em Minas Gerais, o Consórcio de Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais e a expansão do ensino público superior no norte de Minas, com novos campi em Unaí e Janaúba. A primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada também foi defendida nesse mês, pela doutoranda Graziele Wolff de Almeida. Março A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) passaram a ter uma nova composição administrativa, com um único conselho deliberativo, fiscal e diretoria executiva. A unificação foi estratégica, na visão do reitor Antônio Nazareno: “Juntas, as fundações terão a oportunidade de aumentar a eficiência de gestão, otimizar os recursos e aprimorar a qualidade dos serviços de apoio prestados à Universidade”. A maior dinâmica e agilidade oriundas da unificação também foram destacadas pelo professor Carlos Pimenta, que assumiu a direção executiva das Fundações. O mês de março também foi marcado pelo lançamento do edital de seleção para intercâmbio internacional em universidades do Mercosul e pela abertura do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, aprovado com conceito 5 pela Capes e até então o único curso no País com enfoque específico em Botânica Aplicada –tendência em outros países. [caption id="attachment_9855" align="alignright" width="249"]Câmpus passou a ser monitorado por mais de 200 câmeras Câmpus passou a ser monitorado por mais de 200 câmeras[/caption] A política de segurança no câmpus passou por um avanço com a inauguração de um sistema de videossegurança, composto por 228 câmeras e uma central, instalada no Posto da Polícia Militar. O monitoramento representa uma das ações do programa de segurança implantado na UFLA desde 2008 no âmbito do Plano Ambiental e Estruturante. O muro de escalada do Centro de Convivência foi inaugurado no dia 23, dando à comunidade acadêmica mais uma alternativa esportiva. No campo da internacionalização, a UFLA celebrou um convênio com a universidade chilena Pedro de Valdívia e recebeu uma delegação da Universidade de Delaware (EUA), com a qual possui um acordo de cooperação desde 2010. Além disso, um projeto da UFLA para consolidação das relações internacionais foi aprovado na Fapemig. O então vice-reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, recebeu, no dia 25, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, do governador Antônio Anastasia. Abril A UFLA deu continuidade à sua política de internacionalização com a celebração de um acordo de cooperação com o Yerevan Physics Institute (Armênia). O convênio facilitará ações em conjunto e a interação entre pesquisadores das instituições – alguns já realizam trabalhos em cooperação, especialmente em Mecânica Estatística. Mas a tônica do mês foi a cultura, com a inauguração do Centro Cultural Casa das Pedras e o primeiro Festival UFLA Cultural. A Casa das Pedras foi reinaugurada com o evento Abril pra Foto, com mostras fotográficas, oficinas e atrações musicais. O Festival UFLA Cultural agitou Lavras, trazendo como principal atração o cantor e compositor Arnaldo Antunes. O festival visou à interação entre a cidade e a Universidade, com atrações no centro de Lavras. A cidade respirou música, poesia e literatura durante os dias do evento.