LUTO POR SANTA MARIA - RS
Uma tragédia sem precedentes envolvendo jovens universitários deixou o País em luto e ganhou repercussão mundial. Incêndio ocorrido na madrugada do domingo (27) em uma boate de Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, deixou 231 mortos, segundo a Brigada Militar. Pelo menos outras 48 pessoas gravemente feridas estão internadas em hospitais da região.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. Pelo menos 101, das 231 vítimas fatais identificadas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Secretaria de Segurança Pública do RS, até a noite de domingo (27), eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A festa reunia estudantes dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
A Polícia e o Corpo de Bombeiros realizam a perícia no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia. Segundo informações preliminares, o fogo teria começado depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico no teto da boate e iniciado o fogo, que se espalhou em poucos minutos.
Frente a dimensão da tragédia ocorrida, a Reitoria da UFSM anunciou a suspensão das atividades acadêmicas da Instituição, de modo a propiciar um período de reflexão e atividades voltadas ao amparo e solidariedade às famílias tão duramente atingidas.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) solidariza-se com as famílias das vítimas e com a comunidade acadêmica da UFSM.
Veja a nota de pesar da UFLA enviada à UFSM