Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Empresa incubada na UFLA é destaque na revista INFOExame

Publicado: Terça, 26 Fevereiro 2013 12:28 | Última Atualização: Sexta, 22 Fevereiro 2013 12:01
22.01 lactsmart mobileNa edição de fevereiro da revista INFOExame, editoria inovação, a empresa Mitah Technologies, em desenvolvimento na Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA), foi destacada como exemplo de startup com foco na apresentação de soluções tecnológicas para o agronegócio, baseadas em mobilidade e na computação em nuvem. A reportagem de Marcus Vinícius Brasil apresenta o software Lactusmart como uma ferramenta inovadora que utiliza tecnologia de ponta e espírito inovador de uma equipe de jovens empreendedores. Trata-se do primeiro Sistema Integrado de Gestão desenvolvido para atender a laticínios sem a necessidade de instalação de programas ou mesmo de armazenamento de dados, o que dispensa o uso de servidores internos e de equipe de TI própria. A tecnologia é voltada para o segmento de laticínios que, somente em Minas Gerais, somam mais de mil empresas. O Lactusmart permite que o leite seja registrado desde a coleta nas fazendas produtoras, cujas informações são acompanhadas durante os exames laboratoriais até a transformação em derivados nos laticínios. O desenvolvimento do software Lactusmart teve inicio em 2011, após um encontro promovido pelo Sebrae-MG entre a empresa Mitah Technologies e um grupo de dez laticínios da região do Sul de Minas. Na ocasião, a Mitah ouviu a demanda do grupo sobre a necessidade de um software que atendesse efetivamente à gestão dos laticínios e que fosse, ao mesmo tempo, capaz de eliminar despesas desnecessárias com infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). [caption id="attachment_19813" align="alignleft" width="249"]O Sistema Integrado permite o acompanhamento  da fazenda à industria O Sistema Integrado de Gestão permite o acompanhamento da fazenda à indústria[/caption] Entre os módulos que o sistema oferece, incluem-se: Comercial; Fiscal; Contábil; Gestão de Estoques; Financeiro; e Coleta e Pagamento de Leite. Em breve, serão integrados módulos de Gestão de Pessoas, Qualidade e Rastreabilidade. Outra vantagem do software é que não demanda alto investimento inicial em infraestrutura, podendo ser utilizado por laticínios de diferentes portes e em qualquer lugar do País. O investimento que cada empresa irá fazer estará condicionado à quantidade de usuários simultâneos que ela pretende ter e aos módulos aos quais as empresas têm interesse. “O sistema sempre é customizado segundo a necessidade de cada cliente, evitando, assim, investimentos desnecessários. Além disso, é possível acessar o sistema de qualquer lugar, eliminando uma estrutura complexa de tecnologia”, explica o professor André Vital Saúde, um dos empreendedores da Mitah Technologies.      

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção