Nejufla apresenta portfólio de atuação das empresas juniores da UFLA a prefeitos da região

Publicado: Quarta, 06 Março 2013 05:23 | Última Atualização: Segunda, 04 Março 2013 06:23
04.03 nejuflaDurante a programação do seminário “Gestão do Desenvolvimento Local e Possibilidades de Parcerias entre a UFLA e as Prefeituras Municipais para Captação de Recursos Públicos” foram apresentadas as áreas de atuação e a as possibilidades de parceria com dez empresas juniores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na plateia, representantes de 40 prefeituras da região, além de instituições públicas e privadas. A apresentação foi realizada pela presidente do Núcleo de Empresas Juniores da UFLA (Nejufla), Bárbara Pereira Alvarenga, que destacou a prestação de serviços em diversas áreas, entre elas, Consultoria Ambiental, Tecnologia da Informação, Engenharia de Alimentos, Projetos e Consultoria Agrícola, Consultoria Nutricional, Projetos e Consultoria em Química, Consultoria Ambiental e Sanitária, Robótica e Consultoria Administrativa. Na avaliação do coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), professor Wagner Pereira Reis, além de ser um importante diferencial na formação profissional dos estudantes, a parceria com as prefeituras poderá impactar de forma positiva o desenvolvimento da região. Veja a relação das empresas juniores da UFLA Biológica Júnior Consultoria Ambiental - www.dbi.ufla.br/biologicajr Projetos na área de Licenciamento e monitoramento ambiental, Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Médio e Fundamental, Levantamento de Fauna e Flora, Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF) e Averbação de Reserva Legal. Desenvolvimento de Web sites, Software de controle de ponto, Sistema de gestão de eventos, Comunicação Visual, Apresentações multimídias, Implantação de Ambiente Virtual de Aprendizagem, Cursos de Informática Básica e Cursos de Edição de Imagens. Projeto de controle de qualidade e higiênico-sanitário, Elaboração de manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF); Procedimentos Operacionais Padronizados (POP); Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC); Análises físico-químicas, microbiológicas, sensoriais e centesimais; Métodos de conservação e processamento de alimentos e Dimensionamento de plantas e equipamentos. Treinamentos: Boas práticas de manipulação e higiene pessoal, Boas práticas de fabricação, e Aproveitamento de resíduo e coproduto alimentar. Projetos na área de Mecanização agrícola; Construções e ambiência; Armazenamento e processamento de produtos agrícolas; Energia na agricultura; Irrigação e drenagem; Topografia e agrimensura e Manejo e conservação da água e do solo. Treinamentos: Horticultura familiar.
Elaboração de Cardápios; Ficha de preparação; Avaliação nutricional de coletividades e Nutrição Esportiva. Treinamentos: Nutrição Infantil, Banco de Leite Materno, Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados, Reaproveitamento de alimentos, Nutrição do Idoso e Controle de resto-ingesta. Projetos Ambientais; Treinamentos: Coleta Seletiva e Reciclagem, Coleta de Óleos Residuais, Segurança no Trabalho, Capitação de Resíduos Especiais, Análise de solos e plantas, Análise de potabilidade de águas utilizadas para fins de consumo, Controle de Qualidade de Leite, Montagem e manutenção de laboratórios escolares e Preparação de projetos para melhoria do ensino-aprendizagem.
  • Preserva Jr. Projetos e Consultoria Ambiental e Sanitária - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e Licenciamento Ambiental de Loteamentos Urbanos. Treinamentos: Consumo Sustentável e Qualidade de Vida e Gerenciamento Sustentável em Escritórios.
Treinamento: Plataforma Lego NXT (utilização da robótica como metodologia de aprendizado que possa auxiliar os alunos a uma melhor compreensão de temas abordados em disciplinas elementares do currículo da Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental). Projetos na área de Produção e Manejo de Gado Leiteiro; Averbação de reserva legal e mapeamento de propriedades rurais; Produção de grandes culturas: milho, café, soja e cana de açúcar; Manejo Sanitário de Animais de Produção, Culturas anuais, Olericultura, Fruticultura, Sistema de integração lavoura x pecuária x floresta, Compostagem, Silagem, Conservação do solo, Pecuária de leite e de corte, Avicultura, Piscicultura, Equideocultura e Silvicultura. Projetos na área de Mapeamento, Redesenho de Processos e Plano de Marketing no Setor Público, Analise de Custos, Planejamento Financeiro, Elaboração de Plano de Cargos e Salários, Recrutamento e seleção de funcionários, Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa de Mercado, Plano de Marketing, Plano de Negócios, Diagnóstico Empresarial e Planejamento Estratégico. Treinamentos: Implementação da ferramenta 5´s em escritórios, Atendimento ao público.