Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professora da UFLA é única brasileira na Iniciativa Global sobre Biodiversidade do Solo

Publicado: Sexta, 08 Março 2013 10:08 | Última Atualização: Terça, 05 Março 2013 05:39
[caption id="attachment_20126" align="alignnone" width="612"]Grupo seleto de pesquisadores para avaliar biodiversidade do solo no mundo Grupo seleto de pesquisadores para avaliar biodiversidade do solo no mundo[/caption] Um grupo seleto de 20 cientistas de diversos países se reuniu de 26 a 28 de fevereiro, na Universidade do Colorado (EUA), para um workshop internacional sobre os rumos da Global Soil Biodiversit Assessment (GSBA), iniciativa global que investiga a biodiversidade do solo e tem entre os membros do Comitê Diretor a professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Fátima Maria de Souza Moreira, única brasileira no grupo. O convite para a participação da professora Fátima no Comitê da GSBA foi feito no final de 2012, pela presidente, professora Diana Wall (School of Global Environmental Sustainability - Colorado State University), tendo como justificativa a experiência e o conhecimento da pesquisadora brasileira em áreas que permitem uma visão geral de “valor inestimável” sobre a biodiversidade do solo, fornecendo elementos críticos necessários para decisões científicas e orientação para políticas públicas. A GSBA tem como objetivo desenvolver e sintetizar informações dispersas e pesquisa atual, ligando biodiversidade do solo aos serviços dos ecossistemas, traduzindo os resultados para difusão entre a comunidade científica, a sociedade e a elaboração de políticas públicas. O workshop internacional foi direcionado para convidados da Comissão de Coordenação GSBA e do Comitê Científico Consultivo da Global Soil Biodiversity Initiative (GSBI), além de gestores políticos. O encontro integrou todas as disciplinas voltadas ao planejamento das pesquisas, com foco específico em temas prioritários para o desenvolvimento sustentável (desertificação, segurança alimentar, biodiversidade e alterações climáticas). O evento contou com a realização de oficinas para definição de áreas temáticas centrais, incluindo a criação de grupos de trabalho para a construção de um Atlas Global de Biodiversidade do Solo. A professora Fátima Moreira participa ativamente desses grupos como uma das organizadoras dos projetos. O GSBA é uma das ações do Global Soil Biodiversity Initiative (GSBI), iniciativa  voltada à promoção e tradução de conhecimento científico sobre a biodiversidade do solo para apoiar a definição da  política ambiental e gestão sustentável das terras, visando à proteção e valorização dos ecossistemas. Veja o site do evento: http://www.globalsoilbiodiversity.org/?q=GSBA-Workshop  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.