Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA realiza controle sistemático de prevenção da Dengue

Publicado: Sexta, 14 Novembro 2014 06:46 | Última Atualização: Quinta, 14 Março 2013 14:17
14.03 endemiasA Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem se destacado em diversas avaliações nacionais em razão das ações do Plano Ambiental e Estruturante. Entre elas, a criação da Diretoria de Meio Ambiente, na qual está vinculada a Coordenadoria de Prevenção de Endemias (Cope), responsável por um controle sistemático de prevenção de doenças, como a Dengue, no câmpus universitário. As professoras do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Stela Márcia Pereira, Josiana Muniz de Paiva Barçante, Adriana Mello Garcia e Ana Paula Peconick fazem parte da comissão permanente, além de contar com o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos e bolsistas. Além da comissão, a Coordenadoria conta com a contribuição de estudantes para a realização de um trabalho preventivo de identificação de problemas, avaliação dos riscos e apresentação de soluções estratégicas. Esses estudantes participam da disciplina “Noções de Controle de Endemias e Epidemias (GMV 194)”, que prevê aulas teóricas e práticas, incluindo a elaboração de relatórios de identificação de riscos e ações específicas em parceria com a prefeitura Universitária. A prevenção é um tema tão prioritário que a disciplina é eletiva e ofertada a todos os estudantes da Universidade. [caption id="attachment_20412" align="alignright" width="249"]Vistoria de estudantes no câmpus da UFLA Vistoria de estudantes no câmpus da UFLA[/caption] De acordo com a professora Josiana Barçante, desde que foram iniciadas as vistorias e identificação de vetores, nunca foi encontrado o mosquito Aedes aegypti no câmpus da UFLA. Porém, ela alerta: “o trabalho não deve ser pontual, mas sistemático. Deve ser ainda colaborativo, pois a prevenção é responsabilidade de todos”, enfatiza. As ações da Coordenadoria extrapolam o câmpus da UFLA por meio de campanhas de conscientização para a sociedade de Lavras e região, como a realização de palestras e a elaboração da cartilha “Dengue, faça sua parte”, distribuída em eventos e escolas do município. Além da Dengue, a Coordenadoria trabalha na definição e orientação de políticas de prevenção de zoonoses e endemias, como raiva, doença de Chagas, leishmaniose, enteroparasitoses, angiostrongilose, entre outras. Informações ou aviso de focos, ligue: prof. Stela Marcia Pereira (35) 38295247 ou prof. Josiana Barçante (35) 3829 5250 [caption id="attachment_20413" align="alignleft" width="249"]Ação na Praça Augusto Silva - Faça sua Parte! Ação na Praça Augusto Silva - Faça sua Parte![/caption]                    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.