Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Casulos de mariposa em pés de café são identificados por professor da UFLA – Assista à reportagem da EPTV

Publicado: Segunda, 25 Março 2013 05:53 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2013 05:58
19.03 maripousaHá cerca de um mês, jornalistas da EPTV Sul de Minas procuraram a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com uma dúvida de um produtor de café de Santana da Vargem. Ele havia encontrado pequenos ovos no tronco dos pés de café, já notados há quatro anos, mas surpreendeu-se com a quantidade após uma poda realizada no final de 2012.  Os casulos estão em toda a lavoura, com maior intensidade em 70% dos 20 hectares de café que cultiva. O professor da UFLA Rubens José Guimarães e o gerente do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, visitaram a propriedade e recolheram amostras, despertando a curiosidade de diversos pesquisadores e estudantes da Instituição. As amostras foram analisadas pelo professor do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) Júlio Nell Cassa Louzada, que descobriu se tratar de casulos de uma mariposa, da família Limacodidae, conhecida como mariposa de copo. A espécie já foi identificada em pés de café na Costa Rica. Segundo o pesquisador, o produtor não precisa se preocupar. A mariposa pode causar a desfolha das plantas, mas isso é raro de ocorrer. O maior problema que ela pode causar é com relação a queimaduras, já que tem a mesma característica das taturanas. Assista à reportagem da EPTV, vinculada no sábado (16), clicando no link abaixo: http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-regional-sul-de-minas/v/pesquisador-da-ufla-descobre-mariposa-em-cafe-da-regiao/2464207/  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.