Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Agroecologia e Agricultura Familiar estão em debate na UFLA

Publicado: Segunda, 25 Março 2013 05:52 | Última Atualização: Quarta, 20 Março 2013 13:41
20.03 agroecologia 2 Foi-se o tempo em que a agroecologia era um tema utópico. Cada vez mais, as demandas da agricultura familiar e a difusão de tecnologias agroecológicas ganham espaço de discussão na academia, seja em debates em salas de aula, seja como tema de pesquisas ou projetos de extensão. Referência em Ciências Agrárias, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem ampliado a discussão sobre a temática, fruto do trabalho sistemático de diversos núcleos de estudo voltados à construção de um modelo agrícola mais sustentável e socialmente justo. Com esses mesmos princípios, produtores rurais, profissionais, pesquisadores e estudantes participam do Seminário Regional de Agroecologia e Agricultura Familiar da UFLA, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), no anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). A programação inclui a realização de palestras, mesas-redondas, trabalhos em grupo e visita técnica. [caption id="attachment_20543" align="alignright" width="249"]Seminário abre discussão sobre desafios da agricultura familiar e agroecologia Seminário abre discussão sobre desafios da agricultura familiar e agroecologia[/caption] O encontro promove a reflexão sobre aspectos conceituais ligados à agroecologia, incentivando o debate sobre experiências práticas de agroecologia desenvolvidas por agricultores da região Sul de Minas. A troca de experiências e a apresentação de pesquisas e atividades de extensão desenvolvidas pelos Núcleos da Universidade visam a estimular novas reflexões sobre os desafios da agricultura familiar e da agroecologia, bem como o papel da Universidade em relação a essas demandas. Na abertura do evento, foi ressaltada a importância de eventos desta natureza na Instituição, ampliando o espaço para discussão e ações para a criação de um novo modelo de desenvolvimento e de sociedade. Para o coordenador do evento, professor Thiago Rodrigo de Paula Assis, o segmento tem ganhado destaque na mídia, na academia e como foco de políticas públicas; porém, ainda merece ser mais debatido e incentivado. O Seminário tem a coordenação do professor Thiago Assis e a organização do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar da UFLA, do Grupo Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim), Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro), Núcleo de Estudos em Agroecologia (Yebá) e Grupo de Estudos e Vivências em Agroecologia e Educação (Guandu). O evento tem a participação de representantes da Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam), da Associação de Permacultura Montanhas da Mantiqueira (Apomm), Assentamento Santo Dias (Guapé) e Associação de Produtores da Agricultura Natural de Maria da Fé (Apanfer). Durante o Seminário, os produtores familiares que participam do evento realizam a exposição de produtos na Cantina Central da Universidade. 20.03 agroecologia 3      

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção