Coordenado pela UFLA, 1º Moto VIDA de Lavras vai debater trânsito seguro

Publicado: Quarta, 27 Março 2013 08:47 | Última Atualização: Segunda, 25 Março 2013 08:25
25.03 motovidaDiante do constante crescimento populacional da cidade de Lavras e do consequente aumento da frota e fluxo de veículos, o projeto Duas Rodas e Muitas Vidas, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realiza o 1º Moto Vida de Lavras, nos dias 28 e 29 de março (quinta e sexta-feira). A programação inclui a realização de mesa-redonda e palestra educativa no Salão de Convenções da Universidade e, na sexta-feira (29), haverá uma motociata pelas principais ruas de Lavras. A ação educativa tem o objetivo de somar forças com órgãos e entidades do governo e sociedade civil a fim de diminuir o número de acidentes, conscientizando os motociclistas sobre pilotagem defensiva e trânsito seguro. O 1º Moto Vida de Lavras é organizado pela equipe do projeto Duas Rodas e Muitas Vidas, coordenado pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), Elias Rodrigues de Oliveira. O evento tem o apoio da  Prefeitura Municipal de Lavras, Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Sumtrans), 8º Batalhão de Polícia Militar (PMMG - 6ª Cia Ind. MAT; 54ª Cia PM), 5º Pelotão Bombeiro Militar de Lavras, Tiro de Guerra de Lavras e da Revista Motonline.    Programação Dia 28/03 (Quinta-feira) 18h45 – Abertura (Mesa redonda)
  • Tema: Trânsito Seguro: motociclista e pilotagem defensiva
Com representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros (CBMG), do Serviço Municipal de Trânsito (SUMTRANS), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Revista Motonline. Local: Salão de Convenções da UFLA 20 horas – Palestra
  • Tema: Pilotagem Defensiva - Palestrante: Instrutor Amaral (São Paulo)
Local: Salão de Convenções da UFLA Dia 29/03 (Sexta-feira) 10 horas – Motociata
  • Ponto de partida: Campus histórico da UFLA
  • Percurso: principais ruas centrais de Lavras
  • Ponto de chegada: Praça Dr. Augusto Silva
  • Acidentes de trânsito causam mais de 40 mil mortes no Brasil por ano
  • A cada 100 acidentes com motos no Brasil, há 71 com vitimas;
  • Acidentes de moto são causadores de 42% dos casos de paraplegia e tetraplegia;
  • Em 2010, 40.610 pessoas foram vítimas fatais de acidentes de trânsito, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas.
  • O Brasil é o segundo país do mundo em vítimas fatais em acidentes envolvendo moto. São 7,1 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes, perdendo somente para o Paraguai, com 7,5 mortes;
  • Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fontes: Ministério da Saúde, DNIT, AACD.