Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capes aprova Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão

Publicado: Terça, 16 Abril 2013 05:53 | Última Atualização: Sexta, 12 Abril 2013 11:00
A UFLA oferecerá, em breve, mais um mestrado profissional: em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. O novo programa de pós-graduação partiu de um histórico de atuação do Departamento de Administração e Economia (DAE) em temáticas ligadas ao desenvolvimento rural e extensão, e foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em março. O curso será lotado no DAE, mas contará com a colaboração de docentes dos Departamentos de Agricultura (DAG), Ciências Humanas (DCH), Entomologia (DEN) e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PR). Como objetivos, o novo curso pretende contribuir para a formação de profissionais que atuam em organizações prestadoras de serviços, diretos ou indiretos, ao espaço rural e urbano (como universidades, agências de extensão e assistência técnica, centros de pesquisa e movimentos sociais). Os profissionais deverão desenvolver conhecimentos relacionados ao desenvolvimento sustentável e extensão, tornando-se aptos a conduzir pesquisas e ações voltadas à implementação de novos processos de desenvolvimento, considerando o aspecto econômico, questões sociais, ambientais, políticas e culturais. As datas do primeiro processo seletivo e do início do curso estão sendo definidas. O mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão terá duas linhas de pesquisa: Sustentabilidade e Extensão e Desenvolvimento e Extensão. Saiba mais sobre as linhas de pesquisa: Sustentabilidade e Extensão: agrega disciplinas e projetos sobre a promoção da sustentabilidade e suas relações com a extensão. Entre os temas a serem desenvolvidos, destacam-se aqueles relativos à produção sustentável, agroecologia, controle biológico, legislação ambiental e indicadores de sustentabilidade. Os conteúdos serão voltados às técnicas de produção sustentável e à reflexão sobre paradigmas e orientações teóricas ligadas ao tema. Desenvolvimento e Extensão: tem como foco o desenvolvimento e os diversos atores sociais envolvidos. Entre os temas a serem desenvolvidos, destacam-se aqueles ligados à organização, movimentos sociais, gênero, políticas públicas de desenvolvimento rural, agricultura familiar, comercialização agrícola, indicadores de desenvolvimento, análise de programas e projetos e processos de mediação e extensão.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.