Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA lamenta a morte da professora Janice Carvalho

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 10 Novembro 2014 14:11 | Última Atualização: Quarta, 01 Mai 2013 07:47
luto-300x207-249x171A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica e lamenta o falecimento da professora Janice Guedes de Carvalho, do Departamento de Ciência do Solo. A professora Janice tinha 67 anos e dedicava-se à UFLA desde 1970, quando se tornou docente da Instituição. Por mais de quatro décadas, ela contribuiu de forma significativa para a geração do conhecimento em nutrição mineral de diversas culturas e plantas ornamentais tropicais, com especial atenção à orientação de pós-graduandos e formação de recursos humanos. Formada em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1968, tornou-se professora da Instituição em 1970 na área de Química Analítica. Após o doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em 1987, passou a se dedicar à pesquisa em Nutrição Mineral de Plantas, área em que se destacou em virtude de uma produção científica extremamente significativa. Em setembro de 2012, a professora foi agraciada com o Título “Mérito Universitário”, concedido pela UFLA aos docentes que se destacaram no desempenho de suas atividades. Reconhecimento Muitos dos projetos que a professora Janice Carvalho coordenou ou participou renderam prêmios a ela e à sua equipe, entre os quais se destacam: Prêmio Nacional de Equipes – Embrapa, em 2003, referente ao projeto “Caracterização de germoplasma e mecanismos de adaptação de milho e de sorgo a solos ácidos”; Prêmio Bunge de Fertilizantes, em 2007, com o trabalho “Avaliação e caracterização da disponibilidade de Mn contido em fertilizantes”; Prêmio Santander de Ciência e Inovação - Categoria Indústria, em 2008, com o projeto “Transformação de rejeito de couro wet blue em materiais de importância tecnológica: Scale-up do processo de extração e obtenção de colágeno purificado”; Prêmio Agroambiental – Monsanto, em 2009, com o projeto “Resíduo sólido da indústria de couro no crescimento, produção e nutrição mineral de plantas de arroz”; Prêmio Bunge de Fertilizantes, em 2011, com o trabalho “Deficiências nutricionais em shampoo (Zingiber spectabile Griff.): alterações químicas e caracterização de sintomas visuais”; e Prêmio IPNI Brasil em Nutrição de Plantas, categoria pesquisador sênior, em 2012, concedido a pesquisadores brasileiros que contribuem para o desenvolvimento e promoção da informação científica sobre o manejo responsável dos nutrientes das plantas.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.