Biblioteca Universitária implementa sistema de radiofrequência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 23 Mai 2013 07:21 | Última Atualização: Quarta, 15 Mai 2013 05:39
Biblioteca terá melhorias no gerenciamento, inventário e segurança do acervo 14.05 bibliotecaCom mais de 275 mil exemplares, entre livros, dissertações, teses e outras publicações, a Biblioteca Universitária deu início à implementação de um novo sistema de identificação do acervo, por meio de Radiofrequência (Radio Frequency Identification – RFID), que funciona com a implantação de equipamentos com dispositivo de radiofrequência e etiquetas com microchips nos livros e outros objetos, que transmitem sinais por ondas de rádio. O projeto “Sistema de Radiofreqüência – RFID: segurança, identificação e gerenciamento do acervo da Biblioteca Universitária da UFLA” tem como objetivo melhorar os serviços prestados pela biblioteca, agilizando o processo de empréstimo e monitorando melhor o acervo, contribuindo também para diminuir o número de perdas e furtos. [caption id="attachment_22108" align="alignright" width="166"]Sistema com chips facilita o controle do acervo Sistema com chips facilita o controle do acervo[/caption] Além disso, o sistema torna possível o empréstimo por autoatendimento, sem a ajuda de servidores, aumentando a autonomia e mobilidade dos usuários. Novos aparelhos com interface simples e interativa estão disponíveis, deixando os servidores da biblioteca disponíveis para outros tipos de atendimento. De acordo com o diretor da biblioteca, Nivaldo Oliveira, há grande expectativa em relação ao projeto: “Este é um projeto inovador que será implantado em várias etapas e, além de acelerar a realização de inventários, facilitará ainda mais a utilização da Biblioteca Universitária”. Esse tipo de tecnologia de radiofrequência existe desde o final dos anos 40, e é muito utilizada para gestão de estoque em grandes empresas. A própria equipe da biblioteca é responsável pela implementação dos identificadores de radiofrequência, com previsão de finalizar o projeto no início de 2014.
Texto: Marina Alvarenga Botelho/Jornalista Bolsista