Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade é entregue para autores de tese desenvolvida na UFLA

Publicado: Quinta, 23 Mai 2013 07:22 | Última Atualização: Sexta, 17 Mai 2013 05:56
A cerimônia de entrega do prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2012 foi realizada no dia 10, em Belém do Pará. Na ocasião, a doutora Maria Cristina Silva (Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da UFLA) e sua orientadora, professora Angelita Duarte Correa (Departamento de Química – DQI), receberam a premiação, pois produziram o trabalho vencedor da categoria “processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”. A premiação, que teve o resultado divulgado em 9 de abril, contemplou oito teses e dissertações, que abordaram propostas inovadoras para questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. A tese “Degradação de Corantes e Remediação de Efluentes Têxteis por Extrato Bruto de Peroxidase de Nabo”, resultado da pesquisa de Maria Cristina sob orientação da professora Angelita, foi defendida na UFLA em 2011. Os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa já haviam recebido outras premiações, como uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese do ano passado (Ciências Agrárias I) e o Prêmio Furnas Ouro Azul, por dois anos consecutivos. O estudo desenvolvido por Maria Cristina tem como foco o uso racional dos recursos hídricos, oferecendo uma alternativa aos processos tradicionais de tratamento de efluentes coloridos de indústrias têxteis. A tecnologia criada utiliza uma enzima presente no nabo (peroxidase), capaz de atuar na oxidação de diversos corantes industriais. O resultado permite o descarte da água residuária no meio ambiente ou mesmo a sua reutilização em banhos de tingimento. A tecnologia rendeu o depósito de uma patente.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção