Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação inscreve propostas até 29/5

Publicado: Segunda, 27 Mai 2013 07:54 | Última Atualização: Quinta, 23 Mai 2013 14:00
Estudantes de mestrado e doutorado podem inscrever suas pesquisas no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação até o dia 29/5, gratuitamente. Esta é a segunda edição do programa, que visa a contribuir na transformação da pesquisa científica em inovação tecnológica. Para atingir essa meta, inclui um torneio com diferentes atividades, oferecimento de capacitação em empreendedorismo e inovação e aproximação com atores envolvidos com inovação tecnológica. As vagas são limitadas a 25 pessoas por instituição e exclusivas para estudantes das áreas tecnológicas, gerenciais, exatas e de saúde das instituições. A edição deste ano traz, como uma das novidades, o Embate Pocket, seminário vivencial no qual os participantes desenvolverão competências de inovação e empreendedorismo em cada instituição, durante dois dias. Esses planos continuarão a ser desenvolvidos e melhorados nas etapas seguintes com a ajuda de atores do sistema de inovação: profissionais do governo, universidades, mercado e setor financeiro. Na UFLA, a fase de Embate Pocket será nos dias 13 e 14 de junho, no Anfiteatro do Departamento de Entomologia (DEN 01), das 8 às 18 horas. Os cinco melhores Planos de Inovação que surgirem dessa etapa concorrerão, através de voto do júri, a uma viagem para um centro de inovação internacional. O programa engloba, além da Universidade, oito instituições de pesquisa do Estado: Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz-MG), PUC Minas, UFMG, Ufop, UFU, UFV, Unimontes e Unifei. Em 2010, a UFLA conquistou o 2º lugar com o plano de inovação que propunha a transformação da glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado. A realização do programa é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), através do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Inscrição e outras informações pelo site http://empreender.simi.org.br/site/   Mais esclarecimentos: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec)
  • Manuela de Oliveira Botrel
  • Gerente Operacional /Administrativa da Inbatec/UFLA