Inbatec e Sebrae realizam Encontro de Negócios na UFLA e investidores apontam potencial

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 28 Mai 2013 08:55 | Última Atualização: Sexta, 24 Mai 2013 12:03
24.05 Inbatec mesaA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), promoveu nessa quinta-feira (23) um Encontro de Negócios com o objetivo de criar uma rede de relacionamento entre as empresas incubadas e possíveis investidores. Oito empresas nascentes na UFLA apresentaram seus produtos e serviços. O evento foi realizado no auditório da Inbatec e contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho; do pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; do coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, da analista técnica do Sebrae/MG - Microrregião Lavras, Glaucya Jerusa Souto Vale; do chefe de Gabinete da Prefeitura de Lavras, Aloísio Soares de Lima Junior e de representantes de instituições e empresas convidadas. Entre os presentes no Encontro, o consultor Sidney Severini Júnior, coordenador do Núcleo Anjos do Sul de Minas, grupo que reúne cerca de 30 investidores da região com a tarefa de fazer a ponte entre as empresas nascentes e o mercado. Segundo o investidor, as empresas incubadas na UFLA têm grande potencial de investimento e futuras sociedades. [caption id="attachment_22550" align="alignright" width="249"]Representante do Núcleo Anjos do sul de Minas apresenta visão do mercado às empresas incubadas Representante do Núcleo Anjos do sul de Minas apresenta visão do mercado às empresas incubadas[/caption] Os anjos, como são chamados os investidores de empresas tecnológicas, contribuem para acelerar o desenvolvimento das empresas, por meio de capital, rede de relacionamentos e experiências de gestão. “Percebi na UFLA um solo fértil para novos negócios. Fiquei realmente impressionado com a maturidade das empresas em diferentes áreas do conhecimento”, ressaltou o representante dos investidores. No caminho certo A vice-reitora, Édila Von Pinho, ressaltou a expansão da Universidade e a importância do apoio dos governos federal, estadual e municipal, bem como do Sebrae para o desenvolvimento da Incubadora: “Partimos agora para uma nova etapa. Temos nove empresas incubadas que tiveram a oportunidade de desenvolver e amadurecer seus produtos. A UFLA veio se preparando estamos preparados para atender os empreendedores no processo de transferência de tecnologia,  visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população”. Para o coordenador da Inbatec, "Esse encontro demonstra que as empresas já consolidaram seus produtos e estão prontas para ganhar o mercado. Ter a participação de empresas do mercado e a parceria do Sebrae reforça que nós estamos no caminho certo”. O professor José Maria de Lima apontou o potencial da Incubadora de transformar pesquisas acadêmicas em produtos: “Não adianta produzir conhecimento restrito a teses e dissertações e colocá-las nas prateleiras da biblioteca. É necessário proteger e desenvolver novos produtos.” O encontro de negócios teve a apresentação de oito das nove empresas incubadas da UFLA: Tbit (Sistema de Análise de Sementes); Mitah Technologies (tecnologias para gestão de armazém, laticínios e soluções logísticas); Olea (transformação de óleos residuais em produtos sustentáveis), Hidrofoco (monitoramento e controle de irrigação; conservação de solo e água), Agrofitness Tecnologia Agrícola LTDA (soluções orgânicas contra doenças para produtos rurais); Polaris (inovações em soluções web); Ceres Tecnologia e Animal Nutri (inovação e biotecnologia em nutrição mineral) e FitoTec (prestação de serviços em nutrição animal e vegetal). Parceria com o Sebrae Mais uma vez, o Sebrae reforçou sua parceria com a Universidade, contribuindo para a criação de um ambiente de empreendedorismo e inovação. Gláucia Vale destacou os benefícios do evento, ressaltando que o encontro de negócios contribui para estreitar os laços entre as empresas incubadas e empresas convidadas, disseminando os produtos e serviços apresentados para outras empresas com grande potencial de gerar negócios. Parque Científico e Tecnológico de Lavras O Encontro de Negócios deu visibilidade às empresas incubadas de Lavras, ressaltando seu potencial como referência no sul de Minas. Com a construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), a Inbatec e suas empresas terão a oportunidade de ampliar ainda mais a sua visibilidade e as redes de negócios. Wilson Magela ressalta as expectativas “O Lavrastec será um elemento importante para a consolidação do ambiente de inovação em Lavras. Em dois anos, a Inbatec vai ocupar uma área muito maior, com a possibilidade de atrair mais empresas nascentes na Universidade”.
Texto: Marina Botelho jornalista/bolsista