Ufla participa do 2º Encontro Regional dos Municípios do Lago de Furnas – Alago

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 30 Mai 2007 21:00 | Última Atualização: Quarta, 30 Mai 2007 21:00

A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e o Fórum - LAGO promoveram em Alfenas, no dia 25 de maio, o 2º Encontro Regional dos Municípios do Lago de Furnas. Desse encontro participaram representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios da região do Lago; sociedade civil dos 52 municípios (representantes eleitos nos Encontros Microrregionais); fundações parceiras na elaboração dos Planos Diretores Participativos; FÓRUM - Lago, instituições públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento regional; e autoridades e técnicos do Governo Estadual e Federal.

Estiveram os presentes: Pompílio Canavez, presidente da Alago e prefeito de Alfenas; Dilzon Luis de Melo, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Dorvalino Santana Alvarez, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo – Ministério do Turismo; Érica Drumond, secretária Estadual de Turismo; Adauto dos Santos do Espírito Santo – Ministério das Cidades; Ubirajara José Augusto, secretário Geral da Presidência da República; Paulo Tadeu, representante da empresa Furnas Centrais Elétricas; prof. Fábio Moreira da Silva, Presidente do Fórum-LAGO e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Lavras (Ufla), representando o reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes; e o prof. Elias Rodrigues de Oliveira do Departamento de Administração e Economia (DAE/Ufla), coordenador da Equipe de Elaboração dos Planos Diretores dos municípios de Aguanil, Cana Verde, Cristais, Perdões e Ribeirão Vermelho, municípios que juntamente com Lavras e Campo Belo integram a microrregião IX da Alago.

Representando os municípios da microrregião participaram a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci; prefeito de Aguanil, Sebastião Elói de Souza Campos; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Estratégico de Campo Belo, Adauilton Antônio Teodoro; O presidente da Câmara Municipal de Cristais, vereador Rogério Santos Morais; e o secretário de Administração da Prefeitura de Ribeirão Vermelho, Alerson Claret de Jesus e também, os três representantes da microrregião IX, escolhidos em reunião do encontro microrregional realizado em Perdões, no dia 09/03/07, Andréia Aparecida Ribeiro Côrrea, membro do CMDRS de Lavras e do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Lavras; Alerson Claret de Jesus, presidente do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Ribeirão Vermelho e Ronald César Costa, membro do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Campo Belo.

Os objetivos desse encontro regional foram: apresentar os problemas e potencialidades das 9 microrregiões, indicados pela sociedade civil nos Encontros Microrregionais/Planos Diretores Participativos; elaborar o Plano de Diretrizes Estratégicas da Região do Lago de Furnas e integrar as percepções técnicas e políticas nos âmbitos estadual e federal às leituras microrregionais sob a ótica do desenvolvimento.

Na abertura, o presidente da Alago e prefeito de Alfenas, Pompílio Canavez destacou o caráter da união entre os prefeitos da região, em torno de questões ligadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios e da região como um todo, apontando esse encontro como sendo uma prova desta união, cujos objetivos refletem o trabalho que vem sendo realizado por todos, na efetividade das ações e diretrizes propostas no Diálogo de Concertação.

A elaboração dos Planos Diretores, sob a coordenação de professores das Instituições de Ensino Superior que compõem o Fórum - Lago, foi destacada, visto que o caráter participativo na elaboração desses Planos tem como resultado, não somente o diagnóstico da realidade na forma de problemas e potencialidades dos municípios e de suas respectivas microrregiões, mas também de diretrizes e indicação de atividades a serem desenvolvidas, quer no plano municipal quer no âmbito regional envolvendo parcerias com o poder público, iniciativa privada, instituições de ensino, pesquisa e extensão, a sociedade civil organizada e a população em geral.

Um dos momentos importantes da reunião foi a apresentação, de forma resumida, dos problemas e potencialidades levantadas pelas 9 microrregiões. O professor Elias, coordenador dos trabalhos da microrregião IX, destacou o empenho dos membros dos Núcleos Gestores dos PDP’s dos municípios em participarem ativamente das reuniões, resultando na indicação, dentre outros, dos problemas e potencialidades comuns aos 7 municípios da microrregião:

Problemas
• Degradação ambiental (lançamento in natura nos cursos d´água e no Lago de Furnas).
• Falta de oportunidades/projetos que gerem trabalho e renda.
• Baixo aproveitamento turístico dos municípios da região.

Potencialidades
• Desenvolvimento do turismo.
• Incremento das atividades agropecuárias e agroindustriais.
• Posição geográfica dos municípios estratégica.

No encontro foi destacado pelos secretários de Estado presentes que esse diagnóstico dos problemas e potencialidades microrregionais realizado pela Alago é convergente com os Projetos Estruturantes do governo estadual que, de forma sinérgica com o Governo Federal, buscará atender às demandas na forma de projetos, ressaltando a importância dos temas levantados sobre a potencialidade da região, como o turismo, as atividades agropecuárias e agroindustriais que, somadas à estratégica localização geográfica dos municípios, particularmente os do Grupo IX, localizados nas proximidades ou às margens de importantes eixos rodo-ferroviários, são propulsores do desenvolvimento regional sustentável.