IV Semana de Mecanização da UFLA tem início com foco na agricultura de alta tecnologia
Teve início nessa quarta-feira (19) as atividades da IV Semana de Mecanização da UFLA. O evento, que segue até sexta-feira (21), tem como objetivo apresentar para os estudantes novidades tecnológicas e de uso na área de maquinário agrícola de campo. As atividades foram organizadas pelo Grupo de Estudos em Máquinas e Mecanizações – Gemma, composto por estudantes do curso de Engenharia Agrícola e Engenharia de Automação.
A estudante do 2º período de Engenharia Agrícola, membro do Gemma e do PET Agrícola, Maria Eduarda Garrido, é uma das organizadoras do evento e fala da sua abrangência: “A IV Semana de Mecanização é uma oportunidade para os alunos terem um maior contato com o maquinário e também uma idéia das áreas de atuação após eles se formarem, pois todos os palestrantes são ex-alunos da UFLA”.
Além dos benefícios para os estudantes, o evento também traz mais visibilidade para a Universidade. “Esse ano, temos a parceria com as empresas New Holland e Case IH, que lidam com tratores e, pela primeira vez, tivemos um trator de uma multinacional no câmpus, que foi um trator da New Holland, T7 245CV, com piloto automático e que pode ser guiado por sistema GPS”, completa Maria Eduarda.
[caption id="attachment_23254" align="alignright" width="249"]
Trator New Holland, T7 245CV, com piloto automático e que pode ser guiado por sistema GPS[/caption]
O chefe do Departamento de Engenharia e ex-coordenador do Gemma, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, comentou o envolvimento e a participação de estudantes no evento: “Os estudantes foram os responsáveis por toda a organização, através do Gemma, e também pudemos contar com a participação de ex-alunos que já estão atuando em empresas para motivar os estudantes.”
Na abertura da IV Semana de Mecanização, os palestrantes foram Luis Renato Granato e Carlos Schmidt, representando a empresa New Holland, que falaram sobre agricultura de alta tecnologia. Luis Renato ressaltou a importância do evento também para as empresas: “Nós, fabricantes, achamos muito importante esse momento em que trazemos nossa tecnologia para os estudantes, para colocar uma ‘pulguinha’ atrás da orelha deles no sentido das tecnologias existentes”.
[caption id="attachment_23255" align="alignleft" width="249"]
Estudantes aproveitam para conhecer sobre o mercado e papel do profissional de engenharia[/caption]
Representando a empresa Case IH, Lauro Costa Rezende falou sobre mercado e oferta de tratores no Brasil e o campo de trabalho agrícola em suporte ao produto e marketing dentro de uma multinacional. Também da Case IH, Everton Fim apresentou palestra sobre oferta e mercado de colhedoras de cana e café no Brasil, bem como sobre as funções do Engenheiro Agrícola nestas áreas.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Agrícola, professora Mirléia Aparecida de Carvalho: “O evento demonstra a preocupação de uma equipe, o Gemma, em proporcionar a todos uma capacitação, gerando motivação e engajamento aos estudantes. Assim, contribuem também para o fortalecimento do curso e propicia contatos firmados durante a semana”.
O atual coordenador do Gemma, professor Antônio Donizette de Oliveira, falou da importância da participação dos estudantes no evento: “É uma oportunidade que eles têm de conhecer novos maquinários e novas tecnologias, por meio de empresas que trazem o que há de melhor no mundo”.
Confira a programação para os outros dias da IV Semana de Mecanização, que ocorre no Anfiteatro de Sementes:
Quinta-feira (20):
18h – 19h30: “Agricultura de precisão, combinação geostática de dados de sensoriamento remoto e de censo para previsão de safra”, Prof. Dr. Marcelo Carvalho Alves (UFMT)
20h – 21h30: “Agricultura de precisão/Cafeicultura de precisão”. Prof. Dr. Gabriel Araújo e Silva Ferraz (UFRRJ)
Sexta-feira (21)
8h – Dia de campo com práticas em manutenção
Outras informações: 3829-1481
Texto: Marina Alvarenga Botelho Jornalista/Bolsista ASCOM