Estudantes de UFLA e Unifei participam de Embate desafiador

Publicado: Quinta, 06 Novembro 2014 07:55 | Última Atualização: Sexta, 21 Junho 2013 05:41
21.06 pocket empreendedorismoMais um Embate Pocket foi concluído com sucesso. Na última sexta-feira, dia 14, o seminário vivencial de empreendedorismo e inovação foi finalizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foram convidados para participar do Embate junto aos estudantes da UFLA. Os Embates Pocket são uma das fases do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, iniciativa do governo de Minas Gerais, que tem como objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo e inovação na pós-graduação das universidades mineiras. O curto espaço de tempo oferecido para as atividades desafiou a capacidade empreendedora dos participantes. Dois Planos de Inovação foram desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos das duas instituições: Sherbets: Sobremesa gelada de base em pó semelhante ao sorvete, que tem a característica de possuir baixo teor de gordura (menos de 2%). Possui suco de frutas e adição de ferro. Combate a anemia ferropriva, que atinge grande parte da população. Reabilite: Software de simulação de reabilitação de áreas degradadas. Dá suporte aos processos de tomada de decisão. O programa poderá ser utilizado em qualquer tipo de área prejudicada. As estudantes da Unifei Tatiane Leite e Kascilene Machado viajaram cerca de 300 km de Itajubá para Lavras para poderem participar do evento e foram muito bem recebidas pela UFLA. Para elas, o esforço valeu a pena. “Achei o Programa ótimo. Parabenizo o Governo pela iniciativa de transformar conhecimento, que tem muito nas universidades, em produto realmente útil pro mercado. É uma iniciativa diferenciada. Foi muito importante a troca de conhecimento, o contato com os professores e o evento com o empreendedor convidado. A maneira como os facilitadores conduziram o curso foi muito leve e fácil de transformar. Conhecer as características que podem potencializar o empreendedorismo torna mais fácil colocá-lo em prática no dia a dia”, disse Tatiane. Para Kascilene Machado, foi uma experiência válida e grandiosa. “Aprendemos bastante com o conteúdo desse curso. Os facilitadores nos ajudaram a perceber que nós possuímos características empreendedoras que às vezes estão guardadas dentro da gente, pra que possamos despertá-las, colocá-las em prática e levar os nossos conhecimentos acadêmicos para o mercado, em produtos que possam agregar valor à sociedade.” Para ela, as pessoas que não participaram do Embate perderam uma grande oportunidade. “Que possa existir uma outra edição, para que a gente possa participar dentro da nossa instituição (Unifei), e que essas pessoas possam participar junto com a gente.” O Professor da UFLA e coordenador da incubadora de empresas Nintec, Wilson Magela, participou da comissão julgadora e falou sobre a importância do Embate na instituição. “O fato de termos o empreendedorismo sendo trabalhado de uma forma consistente no público de pós-graduação soma-se a um conjunto de ações que nós temos na universidade, que são: a proteção do conhecimento, a incubação de empresas, a transformação desse conhecimento em produtos e o parque tecnológico. O final de todo esse processo é fazer com que haja um ciclo completo na universidade para que a gente tenha mais talentos, contribuindo para o desenvolvimento local e nacional. Qualquer iniciativa de fomentar o empreendedorismo é o que nós precisamos hoje na universidade.” [caption id="attachment_23272" align="alignright" width="249"]Empreendedor Igor Chalfoun conta trajetória da empresa aos participantes Empreendedor Igor Chalfoun conta trajetória da empresa aos participantes[/caption] Convidado estimula paixão no empreendedorismo No final do primeiro dia de Embate, os mestrandos e doutorandos organizaram um encontro com o empreendedor Igor Chalfoun, sócio da Tbit. A empresa nasceu na incubadora da UFLA (Nintec) e hoje está há quatro anos no mercado. Atuando na área de TI, a Tbit produz máquinas e softwares que fazem a seleção de grãos e auxiliam nesse mercado, com conhecimento aplicado à tecnologia. Chalfoun contou a trajetória da empresa e incentivou os presentes a trilharem o caminho do empreendedorismo pelo gosto, pela paixão de estar envolvido com o que realmente se quer fazer.
Fonte: Sistema Mineiro de Inovação (Simi)