Professor do DEG ministra palestra em Congresso de Aviação Agrícola

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 04 Julho 2013 05:09 | Última Atualização: Quinta, 27 Junho 2013 14:18
27.06 aviaçãoO professor do Departamento de Engenharia (DEG), Wellington Pereira Alencar de Carvalho, participa do Congresso Nacional de Aviação Agrícola, realizado em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 26 a 28 de junho, ministrando a palestra “Avanços em equipamentos usados pela aviação agrícola”. O evento reúne pesquisadores e empresários da área de aviação agrícola. Um dos destaques do congresso será o lançamento nacional de dois importantes projetos da área, com participação da UFLA. Um desses projetos é o Projeto de Certificação de Aviação Agrícola, desenvolvido pela UFLA em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), voltado para empresas de aviação agrícola e operadores aeroagrícola privados. De acordo com o professor Wellington Carvalho, um dos desenvolvedores da proposta: ”O objetivo do projeto é incentivar a capacitação e qualificação dos responsáveis pela aplicação aérea de defensivos, bem como melhorar a qualidade das aplicações aéreas de defensivos, reduzindo os riscos de danos ao meio ambiente.” O Projeto de Certificação de Aviação Agrícola estará disponível a partir do segundo semestre de 2013 e ocorrerá em três níveis. O primeiro nível diz respeito à avaliação de documentação e dos aspectos legais da operação. O segundo nível certifica a qualificação tecnológica do participante do programa, através da aprovação em curso de capacitação. Já o terceiro nível certificará equipamentos e instalações. Há grande expectativa em relação à iniciativa, como aponta o coordenador geral do programa, professor Ulisses Rocha Antuniassi, da Unesp: “Trata-se de uma demanda antiga do setor. Por se tratar de um programa privado de certificação, esta ação aponta para o caminho da autorregulamentação do mercado de pulverizações aéreas, como já ocorre em diversos segmentos da sociedade. E o fato de ser operacionalizado por universidades públicas confere a necessária credibilidade e imparcialidade ao processo”. Outro destaque é o lançamento do Projeto de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), intitulado “Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícola de Interesse Nacional”. O professor Wellington Carvalho ressaltou a importância do projeto: “Além da contribuição da pesquisa ao segmento, representa também uma oportunidade de integração e divulgação da nossa universidade nos processos de aplicação por via aérea.”
Texto: Marina Alvarenga Botelho - jornalista bolsista/ASCOM