Professor da UFLA e coordenador do INCT Café ministra palestra em simpósio internacional nos EUA

Publicado: Terça, 09 Julho 2013 09:15 | Última Atualização: Sexta, 05 Julho 2013 14:16
05.07 Mário LúcioO coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café) e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mário Lúcio Vilela de Resende, ministrou uma palestra no 4º Simpósio Internacional sobre Doenças do Tomate, na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Durante o evento, realizado de 24 a 27 de junho, o professor apresentou o resultado de experimentos de produtos desenvolvidos a partir de resíduos da lavoura e da indústria cafeeira que melhoram a resistência do tomateiro a doenças. Segundo Mário Lúcio, o tomateiro, a segunda hortaliça mais consumida no Brasil, está sujeito a várias doenças. Entre elas, destacam-se a mancha bacteriana e a murcha bacteriana, que, quando em condições favoráveis, podem causar perdas significativas. Assim, na sua apresentação, foram expostos os resultados das avaliações sobre o efeito de duas formulações à base de extrato de resíduos da lavoura e da indústria do café sobre bacterioses importantes do tomateiro. Os estudos destes produtos nas plantas de tomate poderão servir de base para futura aplicação dos mesmos contra bacterioses em cafeeiro, as quais vêm preocupando ultimamente os produtores de café. Ainda de acordo com o coordenador, os tratamentos com os produtos naturais desenvolvidos propiciaram controle da mancha bacteriana do tomateiro, e poderão ser utilizados em estratégias de manejo das doenças nesta hortaliça, reduzindo o volume de produtos tóxicos utilizados nesta cultura. Após a apresentação, houve grande repercussão do trabalho e interesse de empresas internacionais como a Agri-Neo Inc de Toronto, no Canadá, que deverá entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA, visando o processo de transferência de tecnologia. A participação do professor ao evento recebeu auxílio financeiro do Programa Pesquisador Mineiro, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O trabalho será publicado na integra na revista científica Acta Horticulturae da International Society for Horticulture Science (ISHS), publicada nos Estados Unidos.
Texto: Fábio Alvarenga jornalista INCT Café e Polo de Excelência do Café