Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA participa do Encontro de Parques Tecnológicos Mineiros

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 11 Julho 2013 07:51 | Última Atualização: Terça, 09 Julho 2013 08:07
09.07 encontro parques tecnológicosO 1° Encontro dos Parques Tecnológicos Mineiros foi realizado na cidade de Uberaba, no último dia do “Seminário Uberaba Inovadora”. O evento foi realizado na última quinta-feira (4) no Gabinete do Prefeito Paulo Piau e na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Estiveram presentes representantes dos Parques Tecnológicos de Uberaba, Itajubá, Lavras, Viçosa e Belo Horizonte, além do presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), Renato de Aquino Faria Nunes e o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), José Luciano de Assis Pereira. Durante o encontro foi apresentado um panorama dos Parques Mineiros, no intuito de trazer mais desenvolvimento econômico e tecnológico para o Estado. Os representantes trocaram experiências, explanando sobre a vocação dos parques, o modelo de governança e a atratividade de empreendimentos/investimentos adotadas por suas gestões. Na ocasião foi apresentada uma pauta que será discutida no próximo encontro da Rede Mineira de Inovação (RMI). A Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA foi representada pelo assessor de Inovação e Empreendedorismo UFLA/Lavrastec, professor Wilson Magela Gonçalves; pelo gestor de Inovação do Lavrastec, Márcio Santana e pela gerente da Incubadora de Empresas da UFLA, Manuela Botrel. A assessoria é composta pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), Incubadora de Empresas (Inbatec) e pelo Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec). “Esses encontros são importantes para a troca de experiência, tomamos conhecimento das dificuldades que alguns parques apresentam e estas podem ser as nossas dificuldades futuras, por outro lado, são apresentadas iniciativas que deram certo. Vivenciamos naquele ambiente situações reais que nos trazem na maioria das vezes ideias as quais podemos nos espelhar e melhorar nossos projetos e gestões” afirmou o professor Wilson Magela. A trajetória de incentivo à inovação na Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem servido de modelo para instituições de ensino e pesquisa, lastreada pelo objetivo de transformar o conhecimento em produtos e serviços inovadores com potencial de impactar a qualidade de vida da sociedade. Desde a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a participação no Programa de Incentivo à Inovação (PII), a criação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e o início da construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), a UFLA se destaca como universidade inovadora.
Texto: Vanessa Trevisan - jornalista Nintec/Inbatec/Lavrastec