Semana do Meio Ambiente foi aberta na UFLA – dirigente da ONG Projeto Semente fará palestra hoje
A 12ª edição da Semana do Meio Ambiente foi aberta na noite da terça-feira (16), no Auditório Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia -
DBI), com a participação de estudantes de vários cursos da UFLA. Este ano, a conservação ambiental dentro de sistemas produtivos norteia as palestras do evento.
A Semana do Meio Ambiente receberá o diretor de operações da organização não governamental Projeto Semente, Fernando Papa. Ele fará uma palestra hoje (18), às 20 horas, no Auditório do DBI, sobre a trajetória da ONG, que debate questões ambientais através da cultura. Antes, o professor da UFV, Claudio Mudado Silva, fará uma palestra abordando o controle ambiental na indústria de papel e celulose, às 18 horas.
Abertura
[caption id="attachment_24095" align="alignright" width="249"]
Fernando Papa - diretor da ONG Projeto Semente[/caption]
Durante a abertura, o professor Nilson Salvador, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, pontuou as transformações nos processos de exploração dos recursos naturais e de conservação. Essas alterações, com aumento da produtividade, estão ligadas não só a questões socioeconômicas, mas principalmente ambientais, segundo ele: “A produtividade deve ser planejada para não agredir o meio ambiente”, declarou.
O professor Carlos Eduardo da Silva Volpato, tutor do PET Engenharia Agrícola, lembrou a extensa existência da Semana do Meio Ambiente e sua retomada, em 2002. Para ele, a conservação ambiental deve ser uma “meta afim” das profissões, que devem trabalhar promovendo ações para mitigar problemas ambientais. Também participou da mesa de abertura o professor Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia (
DEG).