Estudantes africanos na UFLA são recebidos pelo reitor

Publicado: Terça, 06 Agosto 2013 05:14 | Última Atualização: Quarta, 31 Julho 2013 13:00
31.07 estudantes africanosOuvir as dificuldades e anseios dos estudantes estrangeiros de origem africana, matriculados em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta terça-feira (30), no Salão dos Conselhos, com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, e do diretor de Relações Internacionais (DRI), professor Antônio Chalfun Júnior. Participaram estudantes de graduação, mestrado e doutorado. A intenção foi conhecer as dificuldades enfrentadas pelos estudantes visando a dar mais suporte, tanto na recepção quanto para a permanência na Universidade. Na linha da cooperação, o reitor enfatizou a importância dos estudantes estrangeiros para a Instituição, apontando algumas melhorias previstas com a implantação do Plano de Internacionalização, que brevemente será apresentado à Comunidade Acadêmica. Ele sinalizou a construção de uma infraestrutura para abrigar os estudantes estrangeiros no período em que chegam ao Brasil e o aperfeiçoamento dos procedimentos burocráticos que deverão facilitar a vida acadêmica, incluindo o início de um curso de Português para estrangeiros e a possibilidade de acompanhamento com professores tutores. “As dificuldades enfrentadas devem servir de referências para nossa evolução. Vocês são preciosos para a Universidade e queremos aperfeiçoar nosso acolhimento”, destacou Scolforo. De acordo com Chalfun, as dificuldades estruturais estão sendo sanadas para receber melhor e atrair mais estudantes estrangeiros. Entre as inovações previstas, está sendo organizada uma cartilha para orientação dos estudantes e será criada a semana de recepção para o calouro estrangeiro. Além disso, os programas de cooperação internacional para graduação e pós-graduação (PEC-G e PEC-PG), administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), deverão ter um maior envolvimento da DRI, visando ao acompanhando individualizado dos estudantes. Entre as dificuldades apresentadas pelos estudantes, a recepção, adaptação, moradia e emissão do visto foram as mais enfatizadas.