Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 11 Junho 2007 21:00 | Última Atualização: Segunda, 11 Junho 2007 21:00

“Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos”, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho e Marlene Araújo de Carvalho (Org.) - Que formação docente tem se delineando no cenário educacional brasileiro? Em que medida essa formação responde às exigências e aos desafios da profissão na sociedade atual? Reconhecendo a complexidade da prática docente, este livro reúne textos atuais com perspectivas avançadas sobre questões relacionadas à formação de professores na contemporaneidade. (UFPI)

“Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios”, Júlio César Araújo (Org.) - Em 19 artigos, a obra analisa o mundo digital e como ele cria novas práticas de linguagem, interferindo na realidade do ensino. (UFC)

“O mito modernista”, Daniel Faria – O estudo desenvolve-se ao redor dos movimentos de vanguarda do início do século XX, tendo como fundamentação uma crítica aos conceitos estabelecidos em História e Teoria Literária a partir da confrontação das obras de Mário de Andrada e Menotti DllPicchia, considerados pelo autor como 'o ícone sagrado' (o primeiro) e 'a herança maldita' (o segundo). (UFU)

“Pesquisa como mediação de práticas socioeducativas”, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina e Maria Vilani Cosme de Carvalho (Org.) - Esta coletânea de coletânea de textos foi elaborada com o objetivo de orientar as discussões no IV Encontro de Pesquisa em Educação, realizado em 2006 na UFPI. Os artigos presentes neste livro concentram seus temas em torno dos eixos da formação docente e desenvolvimento profissional, das tendências atuais da pesquisa em educação, das práticas pedagógicas e da produção dos saberes docentes, dentre outras questões. (UFPI)

“Sob o ju(o)go da lei: confronto histórico entre Direito e Justiça”, Jeanne Silva - Faz uma crítica contundente a um Direito cada vez mais identificado com o poder econômico, que se aperfeiçoa nos institutos jurídicos da defesa da propriedade privada e se esquece dos direitos básicos de todos os homens e mulheres: direito à vida, à dignidade, ao trabalho, à moradia. Reflete sobre o jugo imposto pela lei àqueles que são leigos e a desconhecem e o jogo dos agentes que a operacionalizam. (UFU)

“Cooperativas de Crédito do básico ao gerencial”, Rafael Bernardino de Sousa - O autor procura mostrar que o cooperativismo se constitui como um dos instrumentos mais eficientes para a melhoria do padrão socioeconômico da pessoa humana e o cooperativismo de crédito, em particular, tem uma importância que se destaca de forma imediata e direta na medida em que capta recursos na comunidade na qual está inserida, e os aplica na mesma comunidade gerando oportunidade de multiplicação da riqueza internamente na comunidade. (UFPB)

“Temas em Psicologia e Educação”, Maria Vilani Cosme de Carvalho (Org.) - Reconhecendo a imaterialidade que a educação abarca ao se relacionar com conhecimentos, idéias, conceitos, atitudes, hábitos e símbolos, os autores deste livro se debruçam sobre o diálogo entre Educação e Psicologia, de modo a mostrar ao leitor como a interseção desses dois campos contribui para a compreensão do processo educacional. (UFPI)

“A economia paraibana: estratégias competitivas e políticas públicas”, Fred Leite Siqueira Campos e outros - Coletânea de artigos sobre as estratégias competitivas postas em prática e sobre as políticas econômicas (privadas e públicas) dos agentes que compõem os três setores da economia paraibana. (UFPB)

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)