Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Produção de vídeos retrata as áreas de atuação do curso de Direito e incorpora novas ferramentas na graduação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 12 Agosto 2013 13:58 | Última Atualização: Quarta, 07 Agosto 2013 14:56
07.08 Foto turma  DireitoAo iniciar um curso é comum os questionamentos sobre quais profissões estão relacionadas com a área escolhida e o mercado de trabalho relacionado a cada uma delas. Para responder a esses questionamentos e explicitar melhor o mundo das profissões jurídicas, os estudantes do primeiro período do Curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se aventuraram a desvendar as possibilidades quando finalizarem a graduação. O trabalho, da disciplina Introdução a Ciência do Direito, consistia na produção de um pequeno vídeo digital contendo informações sobre as profissões: Advogado, Advogado Público, Juiz Estadual e Federal, Promotor de Justiça, Procurador da República, Defensor Público, Delegado das Polícias Civil e Federal, Notário e Registrador, Escrivão Judicial e Oficial de Justiça. Os vídeos trazem explicações sobre aspectos interessantes de cada profissão, como formas de ingresso, atribuições, vantagens e desvantagens, matérias jurídicas que mais se relacionam, plano de carreira, remuneração e outros detalhes que compõem cada uma das carreiras. Na produção dos curtas, os estudantes foram orientados a pesquisar em várias fontes, além de citar a base legal que regulamenta cada profissão. Também foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam em Lavras e região. De acordo com o professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro, o trabalho teve o objetivo de mostrar aos estudantes recém-ingressados no curso de Direito quais são os caminhos profissionais que eles podem seguir após concluírem a graduação. Também ressalta que a utilização do vídeo como ferramenta acadêmica que incorpora as tecnologias presentes no ambiente acadêmico, fazendo com que os discentes desenvolvam novas habilidades. Após serem apresentados para a turma, os vídeos foram disponibilizados na internet, no canal de vídeos YOUTUBE e no Facebook. Abaixo, estão links de alguns dos trabalhos que podem ser assistidos no portal www.youtube.com.br.   Link dos vídeos: Oficial de Justiça: http://www.youtube.com/watch?v=AI9mIC4mOko&feature=youtu.be Delegado da Polícia Civil: http://www.youtube.com/watch?v=eL6-PL0INw8 Juiz Federal: http://www.youtube.com/watch?v=-Q2jjtmuEGo Promotor de Justiça: https://www.youtube.com/watch?v=90Ldtzu41NA Advogado Público: http://www.youtube.com/watch?v=mWJcd4lwzok&feature=youtu.be  
Texto e foto: Samuel Furtado - bolsista ASCOM/Direito/DED
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção