Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Determinação do perfil de distribuição de dopantes em fotocatalisadores é tema do Colóquio de Física hoje (14)

Publicado: Quinta, 15 Agosto 2013 11:08 | Última Atualização: Quarta, 14 Agosto 2013 05:51
14.08 água residuária FísicaNesta quarta-feira (14), o projeto Colóquios da Física apresenta uma abordagem sobre “Determinação do Perfil de Distribuição de Dopantes em Fotocatalisadores à Base de Filmes de Tio2”. A apresentação será realizada às 17h45, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX), pelo mestrando Gustavo Henrique Pereira Luz, do Programa de Pós-Graduação em Física. Atualmente, a alta contaminação de rios e lagos devido a despejo direto de dejetos industriais sugerem a necessidade de novas técnicas para o tratamento de águas residuárias. A fotocatálise heterogênea tem se mostrado uma importante alternativa para o tratamento de águas residuárias, pois visa à produção de radicais hidroxila, espécies altamente reativas que mineralizam os poluentes orgânicos. Estudos em busca de fotocatalisadores mais eficientes e com modo de ação mais barato têm se mostrado importante devido à grande atenção ao tema nos últimos anos. Nesse colóquio, serão apresentados resultados de um estudo sobre o efeito da concentração de dopantes e perfil de profundidade de átomos de Cr nas propriedades fotocatalíticas e de superfície de filmes de TiO2. As mudanças das propriedades de superfície foram monitoradas pelo crescente desvio nos espectros de absorção no ultravioleta-visível para o vermelho. Testes de atividade fotocatalítica foram realizados para essa amostra para descoloração de azul de metileno, e mostraram maior atividade.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção