Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Futsal da UFLA se destaca no desporto universitário mineiro

Publicado: Terça, 20 Agosto 2013 12:50 | Última Atualização: Sexta, 16 Agosto 2013 14:44
Futsal-UFLASe o futebol está na alma do brasileiro, o futsal contém elementos responsáveis pela alegria desse esporte, como a beleza e a criatividade dos dribles e a velocidade dos ataques. E o futsal tem trazido alegria à comunidade acadêmica, como um dos esportes nos quais a UFLA se destaca no âmbito estadual: o time masculino é o atual campeão dos Jogos Universitários Mineiros (JUM’s) e o feminino, o terceiro lugar. O time masculino, especialmente, passa por um processo de consolidação desde 2010. Naquele ano, ficou com a sexta colocação do Torneio TV Alterosa; em 2011, foi vice-campeão dos JUM’s e da Liga Desportiva Universitária (LDU); em 2012, ficou com o bronze nos JUM’s e a quinta colocação no Campeonato Mineiro da Federação Mineira de Futsal. Neste ano, o título universitário mineiro coroa a unidade e o trabalho contínuo: “Perseguíamos esse campeonato há três anos”, conta o professor Carlos Magno Alvarenga, técnico do time. Analisando esses fatores, houve uma preocupação em manter uma base com um bom elenco. “O grupo vem se mantendo, embora vários atletas de qualidade já tenham nos deixado, como Guto, Marcel, Leonardo, Sazon, Celsinho, França, Roni”, enumera o professor. Futsal-UFLA-1 Boa parte dos 12 atletas que compõem o time da UFLA já vem atuando junto há anos. Um desses jogadores é Benilson Barriero da Silva. Formado em Educação Física e hoje graduando em Administração, ele está no time desde 2010: “Jogar no time tornou-se algo mais que apenas o vínculo de amizade. Há poucos atletas, mas a equipe está evoluindo, atingiu um rendimento melhor”, analisa. O treinamento, realizado de segunda a sexta-feira, exige uma ampla dedicação dos jogadores, apresentando-se como outro fator para o sucesso nas competições. Para os atletas, há a possibilidade de recebimento de bolsa (alguns têm auxílio-monitoria, outros, bolsa-alimentação), apoio fisioterápico (convênio com Unilavras) e acompanhamento nutricional (participação do Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA), o que tem auxiliado o trabalho. Treinamento para Goiânia FutsalMA campanha pelo título dos JUM’s foi emocionante, com duas vitórias na fase classificatória (sobre UFTM e Ufop), uma goleada sobre a UFU – dona da casa – na semifinal, por 6 a 1, e uma eletrizante vitória sobre a UFMG, nos pênaltis. Participaram da campanha os atletas Lucas e Vinícius (goleiros); Benilson, André, Frank, Sávio, Mateus, Álvaro, Cristóvão e Rafael (atacantes); e Rafael Furtado (assistente), além do técnico, professor Carlos Magno Alvarenga. O grupo se prepara para participar dos Jogos Universitários Brasileiros, em Goiânia, no final de outubro. Até setembro, os treinos enfatizarão a parte física; posteriormente, a técnica e tática serão mais exploradas. Seletivas Há uma seletiva por semestre para o futsal, que coincide com a entrada de novos alunos na UFLA. O time conta, atualmente, com estudantes de variados períodos, desde calouros a formandos, de três cursos: Física, Administração e Educação Física.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção