UFLA e Universidade Técnica de Zvolen sinalizam parceria na área de Ciências Florestais
Os professores José Reinaldo Moreira da Silva, José Tarcísio Lima e Paulo Fernando Trugilho, do Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA), participaram de reunião em São Paulo, no dia 18 de agosto, com o professor René Badura, chefe do Departamento de Design de Móveis e Produtos de Madeira, e com a professora Elena Farksova, ambos vinculados à Faculdade de Ciência e Tecnologia da Madeira, da Universidade Técnica de Zvolen - TUZVO, Eslováquia.
O objetivo da reunião foi verificar possibilidades de parceria bilateral entre a UFLA e a Universidade Técnica de Zvolen, sendo também ressaltado o potencial interesse de outros grupos de pesquisa da UFLA e da TUZVO para ampliarem o escopo da parceria.
A Universidade Técnica de Zvolen, com cerca de 5000 estudantes de graduação, mestrado e doutorado, é baseada em quatro faculdades: Faculdade de Florestas, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Madeira, Faculdade de Ecologia e Ciências Ambientais e Faculdade de Tecnologia Ambiental e Produção.
Após a apresentação das duas universidades, foram identificadas possibilidades de parcerias em atividades de ensino de graduação, pesquisa e pós-graduação, inclusive com perspectivas de mobilidades acadêmica.
De acordo com o professor José Reinaldo Moreira da Silva, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA, a reunião foi muito produtiva, ressaltando o início da discussão para organização de um workshop entre as duas equipes e estudos, para obtenção de financiamentos e viabilidade de projetos conjuntos.